Sesa é finalista de prêmio nacional com Sala de Situação da Dengue

19 de setembro de 2012 - 11:15

A Sala de Situação da Dengue, destacada no site da Secretaria da Saúde do Estado, é um dos 20 finalistas do Prêmio Excelência em Governo Eletrônico (Prêmio e-Gov 2012). Os nove vencedores da 11ª edição do Prêmio e-Gov serão anunciados no dia 19 de setembro de 2012, às 20h30min, durante a solenidade de abertura do 40º Seminário Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação para a Gestão Pública (SECOP 2012), que será realizado na cidade de Gramado (RS). A supervisora do Núcleo de Epidemiologia da Sesa, Dina Cortez, e o técnico do Núcleo de Informática, Levindo Garcia Neto, estão em Gramado para participar da solenidade de premiação.
Promovido pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (ABEP) e pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, o Prêmio e-Gov objetiva estimular, desenvolver e prestigiar a inovação e a excelência nas iniciativas de governo eletrônico e de modernização do Governo no Brasil.

Único representante do Ceará entre os finalistas do Prêmio e-Gov, a Sala de Situação da Dengue foi implantada pela Sesa, com apoio da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) e do Ministério da Saúde. Compondo o Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde do Estado do Ceará (CIEVS-CE), a Sala foi instituída pela Portaria nº 2.824, de 9 de agosto de 2011, ligado ao Núcleo de Vigilância Epidemiológica da Coordenadoria de Promoção e Proteção à Saúde (Coprom). A página da Sala de Situação da Dengue é acessada a partir do banner que fica ao lado direito na homepage da Sesa (www.saude.ce.gov.br). Nela, gestores, profissionais de saúde, da imprensa, usuários dos serviços de saúde, professores e estudantes têm acesso ao mapa da dengue em cada um dos 184 municípios cearenses. Com a ajuda de mapas, gráficos e tabelas, visualizam os números de casos notificados, confirmados e de óbitos numa série histórica. A maioria dos dados é atualizada diariamente, o que representa diferencial em relação às outras salas de situação do país.

O prêmio e-Gov foi criado em 2002, pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação – ABEP, e pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Desde 2002, o prêmio é entregue todo ano e tem como objetivo reconhecer e incentivar o desenvolvimento de projetos e soluções de governo eletrônico nas administrações públicas federais, estaduais e municipais, assim como divulgar as iniciativas que, com o uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação, visem a modernizar a gestão pública em benefício do cidadão brasileiro.

Lista dos Finalistas

– A implementação da Lei de acesso à informação no RS: a visão integrada entre processos e sistemas – RS

– A Inteligencia de Negócios aplicada ao plano Rio Sem Miséria – RJ

– Central de Atendimento ao Cidadão – Teleconsulta – GO