Sesa alerta viajantes e gestantes sobre prevenção da gripe

17 de janeiro de 2013 - 12:59

Pessoas com viagem marcada para os Estados Unidos não precisam cancelar a viagem por conta da epidemia de gripe naquele país, a não ser que já estejam doentes. A recomendação consta da Nota de Alerta sobre a influenza da Secretaria da Saúde do Estado, divulgada junto com alerta às gestantes com síndrome gripal e o protocolo de tratamento da doença. Não há obrigatoriedade da vacinação antes de viajar. Aqueles que buscam vacinação em clínicas particulares devem observar o prazo de validade, já que a vacina contra influenza é preparada apenas para uso durante o verão.

De acordo com o alerta da Vigilância Epidemiológica estadual, os sorotipos da gripe em circulação nos Estados Unidos e Canadá são Influenza A (H3N2), com 46% dos casos confirmados, e Influenza B, 20% dos casos confirmados. Esses sorotipos fazem parte da vacina utilizada no Brasil no primeiro semestre de 2012. Além desses sorotipos, a vacina utilizada na última campanha nacional de vacinação protege, também, contra Influenza A (H1N) pandêmica. A imunidade fornecida pela vacina é parcial e tem duração de cerca de um ano. A campanha de vacinação de 2013 será realizada entre os dias 15 e 26 de abril.

A recomendação tanto aos viajantes quanto às gestantes é que adotem medidas de prevenção de doenças de transmissão respiratória – evitar locais fechados e aglomeração de pessoas, evitar contato com pessoas doentes, lavar as mãos com água e sabão ou higienizá-las com álcool em gel várias vezes ao dia, proteger a boca e nariz com lenço descartável ao tossir e espirrar, buscar avaliação clínica se apresentar sinais e sintomas de síndrome gripal, particularmente aquelas pessoas que apresentam condições de risco para formas graves da doença, como os idosos, crianças menores de 2 anos, mulheres grávidas e os portadores de doenças que afetam a imunidade.

Veja íntegra das notas da Sesa:

Nota de Alerta – Influenza (população e viajantes)

Nota de Alerta – Influenza (gestantes com síndrome gripal)

Protocolo de Tratamento – Influenza

Assessoria de Comunicação da Sesa
Selma Oliveira / Marcus Sá (   selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5220 / 3101.5221 / 8733.8213)
Twitter: @SaudeCeara