Confirmados 26 casos de dengue em 5 municípios no mês de janeiro

1 de fevereiro de 2013 - 19:05

O Ceará encerrou o primeiro mês de 2013 com 26 casos de dengue confirmados em cinco municípios, de um total de 464 notificações feitas por 49 municípios durante janeiro. Há um caso grave de dengue confirmado de duas notificações. O número mostra redução de casos confirmados para janeiro nos últimos anos, especialmente em relação a janeiro de 2011, com 4.702 confirmações, e o mesmo mês em 2012, que confirmou 1.763 casos. O número de municípios com transmissão também caiu de 131 em janeiro de 2011, 70 em janeiro de 2012 e cinco, este ano. Casos confirmados de dengue hemorrágica no mês também diminuíram de 18 em 2011 para 3 casos no ano passado e 1 em janeiro deste ano. As informações estão do boletim semanal da dengue divulgado na sexta-feira, 1º de fevereiro, pela Secretaria da Saúde do Estado.

Os 26 casos confirmados de dengue em janeiro foram registrados em Fortaleza (16 casos), Tauá (cinco casos), Itatira e Brejo Santo (dois casos) e Chorozinho (um caso). De acordo com o boletim da Sesa, há circulação no Estado dos tipos 1 e 4 do vírus da dengue, os mesmos identificados em 2012, quando foram confirmados 51.463 casos em 167 municípios durante todo o ano. Esse exemplo de 2012, que começou com 70 municípios com transmissão da doença e terminou o ano com 167, serve de alerta aos gestores municipais, para que reforcem as ações de combate ao mosquito transmissor, a fim de manter a doença sob controle nos municípios.

Para qualificar as ações de vigilância, prevenção e controle da dengue, o Ministério da Saúde está repassando a todos estados e municípios brasileiros R$ 173,3 milhões. Os recursos representam 20% do valor anual do Piso Fixo de Vigilância e Promoção à Saúde e são destinados ao aprimoramento das atividades de controle do vetor, vigilância epidemiológica e assistência ao paciente com dengue. Esses recursos serão utilizados pelos estados e municípios no financiamento das atividades essenciais para o controle da dengue, como a visita dos agentes de saúde, compra de equipamentos e treinamentos de pessoal. Municípios do Ceará estão recebendo R$ 8,2 milhões para a qualificação das ações de combate ao mosquito.

Cuidado com o mosquito

Cerca de 90% dos focos do Aedes aegypti, mosquito que transmite a dengue, são encontrados dentro de casa e nos quintais. Com o perigo tão perto, a orientação da Secretaria da Saúde do Estado é de que pelo menos uma vez por semana as famílias façam a limpeza rigorosa em todos os depósitos que acumulam água. Os ovos do mosquito ficam por mais de 1 ano nas bordas das caixas d`água, tinas, baldes, garrafas, latas. No contato com a água, eclodem e saem por aí ameaçando a saúde da população, transmitindo uma doença que deixa as pessoas com dores nas articulações, febre, dor de cabeça e que pode matar.

Para o controle da dengue, os prefeitos e secretários municipais de saúde devem assegurar a continuidade das ações de controle focal do mosquito, casa a casa, pelos agentes de endemias, garantir a supervisão de campo das ações de agentes de endemias e a disponibilidade de equipamentos de proteção individual (EPI), realizar mutirão de limpeza urbana, convocando a população para colaborar, limpando os quintais, principalmente no período que antecede as chuvas, implantar ou implementar as ações de vedação de caixas d’água com tela ou cimento, realizar atividade de mobilização social especialmente nas escolas municipais (gincanas, concursos de redação e peças de teatros). Na área de vigilância e assistência, os municípios devem assegurar a notificação imediata de todos os casos para a vigilância epidemiológica, alertar todos os profissionais da Saúde da Família e da rede hospitalar sobre o diagnóstico e tratamento dos casos de dengue, garantir o estoque de medicamentos e material de laboratório que permita o diagnóstico e tratamento precoces e garantir o fluxo de atendimento e referência para pacientes com dengue hemorrágico ou dengue com complicação.

Dengue em janeiro

Casos
confirmados

Municípios com transmissão