Hospital São José realiza apresentação de guia sobre terapia antirretroviral

6 de fevereiro de 2013 - 19:25

A terapia antirretroviral para pessoas com HIV é o tema do Guia de cuidados aos pacientes em uso de terapia antirretroviral que será apresentado nesta quinta-feira (7), às 17h30, no Auditório do Hospital São José de Doenças Infecciosas, unidade da rede estadual de saúde.

O guia, de autoria da enfermeira do HSJ, Daniele Mary Silva de Brito, e lançado pela Secretaria da Saúde do Estado, é destinado aos profissionais que trabalham com os pacientes com aids e que utilizam a terapia antirretrovial. Daí a importância do lançamento e distribuição do material aos profissionais de enfermagem do Hospital São José.

O objetivo principal do guia, segundo a autora, é a contribuição para um tratamento eficaz e contínuo, por meio do fortalecimento da adesão ao processo pelos pacientes com HIV/aids, e, dessa maneira, melhorar a qualidade de vida.

O Guia de cuidados aos pacientes em uso de terapia antirretroviral apresenta temas que subsidiam e orientam o tratamento a partir de informações sobre os antirretrovirais e a importância do tratamento; a prevenção da transmissão vertical do vírus do HIV, ou seja, aquela de mãe para filho, durante o período gestacional, bem como no parto ou pós-parto. Aborda ainda os tipos de tratamento, além dos efeitos colaterais das doenças enfrentadas pelas pessoas vivendo com HIV e suas profilaxias e, finalmente, aponta um modelo de avaliação do risco cardiovascular por conta do tratamento antirretroviaral.

 

Assessoria de Comunicação do Hospital São José
Wescley Jorge
3101 2371 / 8828 7463