Seleção Unificada abre primeiras vagas de Residência no Hospital do Cariri

8 de fevereiro de 2013 - 10:28

O Hospital Regional do Cariri (HRC) iniciará este ano dois programas de Residência Médica que terão vagas preenchidas pela Seleção Unificada para Residência Médica do Estado do Ceará (SURCE 2013). Serão quatro vagas para Cirurgia Geral, quatro para Clínica Médica e duas para Radiologia e Diagnóstico por Imagem, em programas de acesso direto, e uma vaga para Medicina Intensiva, para programa com pré-requisito. As novas vagas da SURCE 2013 constam do aditivo ao edital da seleção, que estabelece ainda acréscimo de duas vagas de acesso direto para Neurocirurgia e uma para Cirurgia Geral no Hospital Geral de Fortaleza (HGF) e duas para Ortopedia e Traumatologia, em Sobral. Para programas com pré-requisito, são mais quatro vagas para Clínica Médica (R3), em Sobral, duas para Endoscopia Ginecológica (R4) e duas para Obstetrícia e Ginecologia (R4), no Hospital Geral Dr. César Cals, e uma para Reumatologia, no Hospital Universitário Walter Cantídio.

O aditivo ao edital, divulgado na quinta-feira, 7 de fevereiro e que pode ser conferido no portal da SURCE 20113, no endereço www.resmedceara.ufc.br/2013, ressalva que “em face das dificuldades de consolidação dos dados do PROVAB, a divulgação dos resultados da SURCE 2013 só será efetuada no dia 15 de fevereiro de 2013”. A divulgação do resultado final da seleção estava previsto para esta quinta-feira. Após a divulgação do resultado final da SURCE, A escolha da instituição onde o candidato pretende cursar a Residência Médica será presencial.

A chamada respeitará a ordem de classificação final obtida pelos candidatos no primeiro, segundo ou terceiro período de opção. Somente no quarto período, será permitido ao candidato mudar sua opção inicial pela Especialidade e escolher uma das vagas remanescentes disponibilizadas. A chamada para o primeiro período de opção acontecerá de 18 a 21 de fevereiro, a segunda de 26 a 28 de fevereiro, a terceira nos dias 14 e 15 de março e, a quarta, nos dias 27 e 28.

Após o participante receber a autorização, deverá dirigir-se à secretaria da instituição escolhida, na data indicada, para efetuar a matrícula. Por determinação da Comissão Nacional de Residência Médica, todos os Programas de Residência Médica no Brasil têm seu início previsto para o dia 1º de março.

A SURCE será realizada pela segunda vez em 2013 e integra a gestão estadual da saúde, gestões municipais, faculdades públicas e hospitais no mesmo interesse de qualificar e especializar mais médicos em diferentes áreas. O processo é resultado de uma articulação que começou em 2007 pela Secretaria da Saúde do Estado e terminou viabilizando a seleção unificada através de um convênio entre a Sesa e mais de uma dezena de instituições.

São elas: Universidade Federal do Ceará (UFC), Escola de Saúde Pública do Estado do Ceará (ESP/CE), Secretaria de Saúde do Município de Fortaleza, Instituto Dr. José Frota (IJF), Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza, Secretaria de Saúde e Ação Social do Município de Sobral, Faculdade de Medicina de Barbalha, Faculdade de Medicina de Sobral/Santa Casa de Misericórdia de Sobral, Faculdade de Medicina de Juazeiro (FMJ), Centro de Treinamento e Desenvolvimento (Cetrede) e Coordenadoria de Concursos da UFC (CCV).

Selma Oliveira / Marcus Sá (  selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5220 / 3101.5221 / 8733.8213 )
Twitter: @SaudeCeara