Hospital São José realiza mapeamento de processos

15 de abril de 2013 - 03:00

 

O conhecimento da estrutura e mais ainda o funcionamento de toda a unidade é uma das principais propostas do mapeamento dos processos realizado pelo Hospital São José de Doenças infecciosas, unidade de saúde da rede Sesa.

Os processos em questão são todas as atividade e ações pertinentes aos demais setores da unidade hospitalar, que estão passando por uma análise minuciosa para o entendimento, definição e descrição dos serviços. A responsabilidade para essa atividade é da Assessoria de Desenvolvimento Institucional (ASDIN), que juntamente com o setor, constrói a missão, alinhada à missão do hospital, ou seja, a descrição dos serviços com destaque para o que fazem, como eles são feitos e para quem são feitos.

De acordo com Telma Queiroz, gerente da ASDIN, o mapeamento pretende melhorar e dar mais eficiência à prática de gestão, evidenciando uma modernização, a partir da identificação e acompanhamento dos indicadores.

No caso do setor de Material e Patrimônio, responsável por todo material adquirido pelo HSJ, é necessário conhecer todo o fluxo da compra de material, a maneira como é feita essa compra, recebimento e o tombamento do material comprado, além do destino a ele dado.

O mapeamento tem como objetivo fazer a análise do processo para em seguida ser desenhado em fluxograma para o entendimento e compreensão dos funcionários sejam eles pertencentes a quaisquer setores. Além disso, há a busca pela simplificação do serviço, bem como proporcionar o conhecimento e a organização.

Para a realização do trabalho, os setores foram divididos em dois grupos de acordo com a Direção a que pertencem, sendo os setores finalísticos e os setores de apoio. Ao todo, são cerca de 31 setores. Até o momento, 11 estão em fase de conclusão, como Ouvidoria, Nutrição e Seção de Pessoas, entre outros. O trabalho prossegue e deve ser finalizado ainda no mês de maio.

Assessoria de Comunicação do Hospital São José
Wescley Jorge
3101 2371 / 8828 7463
Facebook.com/HospitalSaoJose