Roberto da Justa é empossado novo diretor do Hospital São José

3 de maio de 2013 - 19:28

Na manhã desta sexta-feira, 3, foi empossado pelo secretário da saúde do Estado, Raimundo José Arruda Bastos, o novo diretor do Hospital São José, da rede estadual de saúde, o médico infectologista, Roberto da Justa Pires Neto. Roberto da Justa destacou a importância do hospital e o denominou como “patrimônio do povo cearense”. Segundo ele, o HSJ desempenha com competência e qualidade a assistência ao paciente e garante que sua gestão será participativa.

Aprovado na última seleção pública para gestores da rede Sesa, realizada pela Secretaria da Saúde do Estado, em agosto de 2012, Roberto da Justa Pires Neto tem graduação em Medicina pela Universidade Federal do Ceará. É médico infectologista do Hospital São José desde 2002, onde já atuou como médico assistente nas enfermarias, ambulatórios, emergência e Unidade de Terapia Intensiva, além de ter coordenado o Centro de Estudos e sido preceptor da residência médica do HSJ. Tem residência em clínica médica no Hospital Universitário Wálter Cantídio, e residência em infectologia no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo. Possui mestrado e doutorado em Ciências Médicas pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo. É membro do Conselho Regional de Medicina do Estado do Ceará, professor Faculdade de Medicina da UFC.

O secretário Arruda Bastos destacou os investimentos feitos na saúde do Ceará pelo Governo do Estado, como a ampliação da rede de saúde, com a construção do Hospital Regional do Cariri e do Hospital Regional Norte da região Norte, assim como as policlínicas regionais, os Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) e ainda os investimentos na atenção básica. Ele aproveitou a solenidade  para anunciar que o médico Lineu Jucá é o  novo Superintendente da Rede de Apoio à Gestão das Unidades (SRU) da Sesa e falou sobre a renovação nos gestores dos hospitais, todos escolhidos a partir de seleção pública, o que implica em competência técnica para a gestão.

alt

Na oportunidade, foi realizada uma apresentação pelo ex-diretor Anastácio de Queiroz, que abordou o desenvolvimento histórico, as conquistas, a evolução e os avanços do Hospital São José. Ele também falou sobre a relevância do paciente, como fim maior da existência do hospital, bem como a prática do atendimento humanizado.

Estiveram presentes à solenidade a secretária executiva da saúde do Estado, Rosa Moraes Pessoa Fernandes, o presidente do Conselho Regional de Medicina, Ivan de Araújo Moura Fé, o diretor da faculdade de Medicina da UFC, professor Luciano Moreira, diretores dos hospitais da rede Sesa e grande parte dos funcionários do HSJ.

alt

Wescley Jorge