VIII Seminário do Serviço Social do HSJ será dia 20

15 de maio de 2013 - 03:00

15 de maio é o dia do assistente social e, para comemorar, o Hospital São José, unidade da rede estadual da saúde, promove o VIII Seminário do Serviço Social do HSJ, na segunda-feira, 20, de 8h às 17h, no Aucitório do hospital.

O evento vai abordar o seguinte tema: “Em defesa da integralidade do cuidado à saúde. Um debate sobre suas interfaces”, e vai reunir cerca de 80 profissionais de todos os hospitais da rede Sesa, e de instiruiçõe spareceiras, como o Hospital das Clínicas, e acadêmicos de Serviço Social.

De acordo com Tatinana de Castro Pedrosa, gerente do serviço social do HSJ, uma da sprincipais discussões será sobre a integralidade da atenção á saúde, ou seja, a saúde compreendida a apartir d euma visão mais ampla. “Focamos muito na doença, na patologia. Precisamos olhar o indivíduo além do corpo físico, considerar seu bem-estar, compreender as condições sociais e psicológicas, que vão interferir no estado de saúde do paciente”, esclarece, Tatiana Pedrosa.

Havera ainda uma mesa especifica onde serão debatidos  temas voltados para a orientações em relação aos direitos sociais da previdência, dependência química, com destaque para os usuários de craque.

O Serviço Social do Hospital São José atua nos serviçõs de internação, ambulatórios, emergência, Programa de Assistência Domiciliar (PAD), Brinquedoteca, na unidade de pediatria, além de programas, como o Celebrar, juntamente com os funcionários, e o Famílias, que busca sensibilizar as famílias para o apoio ao paciente em relação ao tratamento, e realização de rodas de conversa com acompanhantes para que eles sejam ouvidos e tratar das questões relacionadas às rotinas do HSJ. Ao todo, 28 assistentes sociais desempenham essas atividades, 24 horas por dia.

Data: 20 de maio de 2013

Local: Auditório do Hospital São José

1. Credenciamento
Horário: 8h às 8h30min

2. Abertura

Apresentação do Grupo de Chorinho do Centro Integrado de Atenção e Prevenção a Violência Contra a Pessoa Idosa – CIAPREV
Horário: 08:30hs às 09:00hs.

3. Lanche – disponibilizado no evento
Horário: 9h às 9h30min

4. Apresentação da assistente social do INSS, Diana Barroso de Souza Sá, sobre os direitos sociais dos usuários do INSS – benefícios sociais e previdenciários.
Horário: 9h30min às 11h30min

5. Almoço
Horário: 11h30min às 13h

6. Composição da mesa com a Direção do HSJ, Coordenadora do Serviço Social,

Ouvidoria, representante do Centro de Desenvolvimento de Pessoas.
Horário: 13h às 14h.

7. Apresentação de vídeo em comemoração ao Serviço Social do HSJ
Horário: 14h às 14h30min

8. Apresentação da temática – ações programáticas frente à dependência química e composição de nova mesa com palestrantes convidados
Horário: 14h30min às 14h45min

9. Exposição dos componentes da mesa:

• Representação da Secretaria Municipal de Trabalho, Desenvolvimento Social e

Combate a Fome da PMF – SETRA;