Viajante: cuide de sua saúde, ela é sua melhor companheira

20 de junho de 2013 - 19:04

As férias escolares dos filhos estão chegando. Muitas famílias aproveitam para viajar. Antes de escolher para onde vão, é importante tomar alguns cuidados para proteger a saúde e, assim, não comprometer as tão sonhadas férias. Os cuidados podem começar com a atualização do cartão de vacinas. Se a viagem for para regiões onde há registros de febre amarela, é preciso tomar, 10 dias antes, a vacina contra a doença. Para quem mora no Meireles e bairros vizinhos, pode  ser vacinado contra a febre amarela no Centro de Saúde do Meireles, que fica na Avenida Antônio Justa, 3113. Lá, a vacinação é feita de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 10 horas e das 13 até às 16 horas.

Para orientar quem viaja a passeio ou a negócios, no Brasil ou no exterior, o Ministério da Saúde elaborou o Guia de Saúde do Viajante. Além do guia de bolso, fácil de conduzir, lançou cartazes e prismas para mobilizar e alertar os profissionais para a notificação de doenças contraídas durante as viagens e que não são frequentes nas regiões onde as pessoas moram. No Ceará, a Secretaria da Saúde do Estado assimilou a campanha Saúde do Viajante. Imprimiu o guia da bolso para distribuição em locais de grande fluxo de passageiros, como aeroporto e rodoviária e agências de viagens. A Sesa imprimiu ainda cartazes e primas da campanha para distribuição entre profissionais de vigilância em saúde, destacando o serviço para a notificação, com o e-mail do Centro  de  Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde. Colocados sobre a mesa de trabalho, os prismas  Cievsce@saude.ce.gov.br) e também o teleatendimento da ouvidoria da Sesa (08002751520). O e-mail da Célula de Vigilância Epidemiológica do município de Fortaleza também está destacado nos cartazes e primas cevep@saudefortaleza.ce.gov.br) e o teleatendimento 08002800808.                 

Cuide-se

No guia de bolso do viajante, cuidados básicos para evitar doenças são observados. Entre eles, lavar as mãos com água e sabão várias vezes ao dia, principalmente antes de comer; beber bastante líquido; lavar bem as frutas e verduras; não consumir alimentos em locais sem condições higiênicas; ao tossir ou espirrar, cobrir o nariz e a boca com lenço descartável. Em relação aos alimentos embalados, o guia lembra que devem conter no rótulo a identificação do produtor, a data de validade. A embalagem deve estar íntegra, sem amassados ou furos.     

VEJA:
Guia de bolso do viajante: como cuidar de sua saúde nas viagens
Cartazes: saúde do viajante – cuide de sua saúde,ela é sua melhora companheira.

Assessoria de Comunicação da Sesa
Selma Oliveira / Marcus Sá ( selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5220 / 3101.5221)
Twitter: @SaudeCeara
www.facebook.com/SaudeCeara