Sesa e Centro do Meireles abrem as portas sábado, 24, para vacinar crianças

23 de agosto de 2013 - 16:06

Neste sábado, 24 de agosto, a Secretaria da Saúde do Estado, na Avenida Almirante Barroso, 600, ao lado do TRE na Praia de Iracema, vai abrir as portas para vacinar crianças de zero a menos de 5 anos contra várias doenças, entre elas a paralisia infantil, hepatite B, rotavírus e a tríplice viral, que protege contra sarampo, rubéola. É a Campanha de Multivacinação 2013, que vai até o dia 30 deste mês, uma oportunidade dos pais atualizarem as cadernetas de vacinação das crianças. A campanha foi lançada nesta sexta-feira, 23, no Centro de Saúde do Meireles, unidade da Sesa, que também vai funcionar neste sábado, das 8 às 17 horas, vacinando e deixando as cadernetas atualizadas. O Centro de Saúde do Meireles fica na Avenida Antônio Justa, 3113,vizinho a Esp-Ce.

alt

No lançamento, o secretário da saúde do Estado, Arruda Bastos, falou da importância de vacinar e de atualizar as cadernetas: “crianças vacinadas são crianças protegidas, que não correm o risco de ficarem doentes de diferentes doenças. E não basta só vacinar contra essa ou aquela doença. Os pais devem levar os filhos aos postos para que as vacinas que estão faltando nas cadernetas serem aplicadas”.  A secretária de saúde de Fortaleza, Socorro Martins, participou do lançamento, que contou com as presenças do coordenador de Promoção e Proteção à Saúde da Sesa,  Manoel Fonsêca, da coordenadora de imunização da Sesa, Ana Vilma Braga, da coordenadora de imunização de Fortaleza, Vanessa Saldateli, e do diretor do Centro de Saúde do Meireles, Edilson Melo.             

Todos os municípios do Ceará e do país estão mobilizados para a Campanha de Multivacinação 2013 e com estoque de vacinas fornecidas pelo Ministério da Saúde. No Ceará, a meta da campanha é imunizar 658.323 crianças menores 5 anos. Na  estrutura de vacinação são 1.900 postos fixos, além de 1.350 volantes para garantir a imunização mesmo em casos de crianças com dificuldades ou impossibilitadas de deslocamento. Em todos os municípios cearenses  haverá 20 mil profissionais envolvidas na multivacinação.

alt

Vacinar é uma importante forma de proteção que promove saúde. Os elevados índices de coberturas vacinais do Ceará são os um dos principais responsáveis pela redução da mortalidade infantil. Nos últimos 30 anos, segundo o IBGE, o Ceará foi o segundo Estado que mais reduziu mortalidade infantil no país. Segundo a publicação Agenda Estratégica 2012- 2015, elaborada pela Assessoria de Planejamento e Gestão da Sesa, a Taxa de Mortalidade Infantil no Estado ficou em 13,1 por mil nascidos vivos. A meta até 2015 é reduzir essa taxa ainda mais, caindo para 11,8 por cada mil crianças nascidas vivas.

Assessoria de Comunicação da Sesa
Selma Oliveira / Marcus Sá /  ( selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5220 / 3101.5221)
Twitter: @SaudeCeara
www.facebook.com/SaudeCeara