Ciro diz que população terá os resultados esperados da saúde

12 de setembro de 2013 - 21:25

Fotos: Ruy Norões

Com mensagens atenciosas aos ex-gestores e aos servidores,  Ciro Gomes assumiu no final da manhã desta quinta-feira, 12 de setembro, a Secretaria da Saúde do Estado. “Vocês não têm ideia de como vou precisar e o quanto vou exigir de vocês para enfrentar esse desafio, afirmou se dirigindo aos funcionários”, destacando  que “esse talvez seja o maior desafio da minha vida. Vamos trabalhar muito, com metas e objetivos para trazer os resultados que a população espera e precisa”.  Ele já se reuniu, logo após a transmissão de cargo, com um grupo de representantes do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado do Ceará (Sindsaúde).

Ao demonstrar confiança e transmitir segurança no trabalho que é realizado, Ciro Gomes ressaltou: “não temos que ter sustos com a percepção que a população tem da saúde”, especialmente no Ceará, onde quase 90% da população depende do sistema público de atenção. “Nosso foco é o cearense doente ou com medo de ficar doente e nosso meio são os profissionais de saúde”, afirmou. Como primeira grande tarefa à frente da Secretaria da Saúde, Ciro apontou a remoção dos entraves à gestão. “Vamos tentar correr contra todos os passivos, limpar ou encerrar esses assuntos”, disse.

“Não há precedentes de volume de investimentos na Saúde nas gestões de João Ananias e Arruda Bastos, sob a liderança do governador Cid Gomes”, observou Ciro Gomes para depois acrescentar que “estamos avançando como nenhum outro Estado tem conseguido”. Para ele, o Governo Cid Gomes está fazendo o que já deveria ter sido feito há tempos – desconcentrar a oferta de serviços de saúde, com a interiorização da assistência através de policlínicas, Centros de Especialidades Odontológicas, hospitais regionais e Unidades de Pronto Atendimento. Essa interiorização, com a construção da nova rede de assistência, foi destacada por Arruda Bastos, que antes da fala de Ciro Gomes, fez um balanço dos resultados e desafios na gestão da saúde nos últimos sete anos. O ex-secretário afirmou que “o substrato para a consolidação e funcionamento da nova rede são os consórcios públicos de saúde, criados e implantados pela inteligência da Sesa na nossa gestão. Com isso, promovemos a solidariedade regional e o protagonismo republicano”.  

Ciro Gomes falou sobre a necessidade do fortalecimento da atenção básica, papel das prefeituras municipais, ao afirmar que os postos de saúde funcionando, abertos em três turnos, resolverão de 80% a 85% dos problemas das pessoas com o cuidado ambulatorial. Disse, também, que vai enfrentar o problema da lotação das emergências hospitalares e das filas para cirurgias eletivas e reafirmou que em 90 dias “não haverá mais o chamado piscinão no HGF, a ala de recepção do hospital utilizada  para atendimento devido o grande número de pacientes.


 
A solenidade de transmissão de cargos teve a participação de autoridades e servidores, entre eles o  vice-governador Domingos Filho, que representava o governador Cid Gomes, o senador Inácio Arruda, o secretário de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, Odorico Monteiro, representando o ministro Alexandre Padilha, o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, os deputados federal João Ananias e Arnon Bezerra, o presidente da Câmara de Vereadores de Fortaleza, Wálter Cavalcante.

Após a posse, a primeira reunião de Ciro Gomes na Sesa foi com representantes do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado do Ceará (Sindsaúde).


 

Assessoria de Comunicação da Sesa
Selma Oliveira / Marcus Sá /  ( selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5220 / 3101.5221)
Twitter: @SaudeCeara
www.facebook.com/SaudeCeara