Ciro Gomes se reúne com Roberto Cláudio para planejar ações que reduzam a superlotação nas unidades públicas de saúde.

16 de setembro de 2013 - 19:56

O secretário de saúde do Estado, Ciro Gomes e a secretária de saúde de Fortaleza, Socorro Martins, se reuniram nesta segunda-feira, no Paço Municipal, com o prefeito Roberto Cláudio, para discutir medidas que ajudem a desafogar os corredores dos grandes hospitais do Estado.

De acordo com os gestores, até o fim do ano, 250 leitos serão contratados em hospitais conveniados.

Outra medida anunciada pelo secretário Ciro Gomes foi a contratação de equipes para tratar de pacientes em seus próprios domicílios. “Praticamente 1/5 de todos estes pacientes podem sair do hospital e ir pra casa, desde que tenha uma equipe cuidando dele, dando uma retaguarda para que, caso seja necessário, ele retorne ao hospital. Serão profissionais contratados, através de um padrão técnico. O paciente, em vez de ficar no desconforto de um hospital, fica em sua residência com a sua família.” Para isso, segundo Ciro, serão criados 300 leitos domiciliares.

Roberto Cláudio e Ciro Gomes garantiram que não faltarão recursos e Governo e Município ainda devem contar com o apoio do Ministério da Saúde.

Ciro finalizou dizendo que, enquanto é resolvido o problema da superlotação do HGF, outros hospitais, como o de Hospital de Messejana, o Hospital São José e o Hospital Albert Sabin vão começar a ser beneficiados por ações semelhantes.