Curso atualiza sobre teste rápido de HIV e sífilis

2 de outubro de 2013 - 20:16

A Secretria da Saúde do Estado, através da Coordenadoria de Promoção e Proteção à Saúde, e parceria com a Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), promoverá o Curso Teste Rápido em HIV/ Aids e Sífilis, de 7 a 9 deste mês. Participam médicos, enfermeiros e farmacêuticos que atuam em hospitais de Fortaleza e do interior.

O curso objetiva capacitar os profissionais de saúde para o acolhimento, aconselhamento, utilização de testes rápidos, manejo clínico de parturientes HIV+ e crianças expostas. Com carga horária de 24 horas, o curso é coordenado pelo Centro de Educação Permanente em Vigilância da Saúde da ESP/CE.

O resultado do teste rápido tem a mesma confiabilidade dos exames convencionais e não há necessidade de repetição em laboratório. O teste de aids não deve ser feito de forma indiscriminada e a todo o momento. O aconselhável é que quem tenha passado por uma situação de risco, como ter feito sexo desprotegido, faça o exame. Após a infecção pelo HIV, o sistema imunológico demora cerca de um mês para produzir anticorpos em quantidade suficiente para serem detectados pelo teste. Por conta disso, é melhor fazer o exame após esse período.

Os kits para a realização do teste rápido de HIV são fornecidos pelo Ministério da Saúde, que envia, em média, 22 mil testes por mês para o Ceará. Nos procedimentos de rotina, o teste rápido é realizado em gestantes na primeira consulta de pré-natal nas unidades de atenção básica. Também é oferecido teste rápido nas unidades básicas à população indígena e populações flutuantes (caminhoneiros, artistas de circo, ciganos).

Mais informações: (85) 3101.1400
Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE