HSJ e Secretaria de Saúde do Município traçam metas para otimizar atendimento

31 de outubro de 2013 - 14:33

O diretor do Hospital São José de doenças infecciosas. Dr. Roberto da Justa e a diretora clínica do hospital, Dra. Tânia Mara se reuniram com a secretária de saúde do município, Dra. Socorro Martins.

Na pauta da reunião, processos que visam otimizar o atendimento aos pacientes com doenças infecciosas atendidos no HSJ e nas 92 unidades básica de saúde administradas pela Prefeitura de Fortaleza. A vacinação foi um dos pontos discutidos durante o encontro. De acordo com a secretária Socorro Martins, é de consciência do município a responsabilidade sobre a vacinação nos postos para ajudar a desafogar unidades como o Hospital são José. No encontro outro assunto debatido foi o novo protocolo clinico para tratamento de HIV em adultos, divulgado pelo Ministério da Saúde e que passou por consulta pública (http://200.214.130.94/CONSULTAPUBLICA/INDEX.PHP?MODULO=DISPLAY&SUB=DSP_CONSULTA).

De acordo com o Ministério da Saúde,a medida pode reduzir a transmissibilidade do HIV e a progressão da doença. Segundo o novo protocolo, o paciente pode iniciar o tratamento assim que tiver a confirmação da presença do vírus no organismo. A expectativa é de que com medida 100 mil novos pacientes sejam incorporados. Vários estudos demonstram que o uso precoce de antirretrovirais reduz em 96% a taxa de transmissão do HIV. Trazendo para a nossa realidade, a parceria, Estado e Prefeitura através das unidades básicas de saúde e do Hospital São José se apresenta como fundamental.

De acordo com o diretor do HSJ, o infectologista Roberto da Justa, a unidade, que é referência, estaria disposta a capacitar outras unidades municipais para receber esse paciente que terá direito ao acesso imediato ao tratamento. Foram citadas como unidades o posto Anastácio Magalhães, que já faz trabalho voltado para pacientes soropositivos, a Unidade de Saúde Básica Edmar Fujita, entre outros administrados pela Secretaria Municipal de Saúde.

A parceria já caminha para otimizar o tratamento dos pacientes que procuram atendimento nessas unidades. O novo tratamento proposto é bom para o indivíduo, pois terá uma melhor qualidade de vida e um sistema imunológico fortalecido e para a saúde pública, pois diminui a possibilidade de transmissão do vírus entre a população, fortalecendo o controle da aids no pais.

Assessoria de Comunicação Hospital São José
Franciane Amaral