Donos de cães e gatos ainda podem vacinar contra a raiva

12 de novembro de 2013 - 11:44

A meta era chegar a cobertura de 80%, vacinando 1.711.481 cães e gatos contra a raiva, mas o Ceará foi além. Na manhã desta segunda-feira, 11 de novembro, o Estado já havia atingido 93,40% de cobertura vacinal. Outra boa notícia é para quem ainda não vacinou o animal. Mesmo com o prazo inicial da campanha de vacinação antirrábica já encerrado no último dia 28 de outubro, o Ministério da Saúde ainda não fechou o Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI)  e por isso os postos continuam vacinando. Portanto, o alerta da secretaria da Saúde do Estado aos donos de cães e gatos com mais de três meses de vida de que é melhor prevenir do que depois  ver o bichinho de estimação doente e sendo uma ameaça à saúde da população.

No ano passado o Ceará também superou a meta na campanha de vacinação antirrábica. Chegou a 86,415. Para a vacinação, o governo federal distribui a vacina em todo o País, através do Ministério da Saúde. As campanhas são organizadas pelos Estados e municípios. A grande maioria dos 184 municípios cearenses até a manhã desta segunda-feira já havia superado a meta de 80%. Setenta e nove municípios ultrapassaram 100% de cobertura vacinal. Apenas seis estavam abaixo dos 80%, segundo o SI-PNI.

A raiva é uma doença viral que pode ser transmitida ao homem por mordida, lambida ou arranhão de um animal infectado, principalmente cães, gatos, saguis e morcegos. A taxa de letalidade é próxima de 100% entre humanos. Nos últimos oito anos, desde 2005, foram confirmados cinco casos de raiva humana no Estado. Em apenas um caso a transmissão ocorreu através de um cão. Nos outros quatro casos a transmissão foi através de soins em 1 em  São Luis do Curu, 1 em Camocim, 1 em Ipu e 1 em Jati. Os soins são animais silvestres. Devem ser mantidos na mata. O único caso de raiva transmitido por um cão foi registrado em Chaval.

Assessoria de Comunicação da Sesa
Selma Oliveira / Marcus Sá /  ( selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5220 / 3101.5221)
Twitter: @SaudeCeara
www.facebook.com/SaudeCeara