Hospital São José orienta sobre cuidados com os pombos

13 de novembro de 2013 - 18:20

Em diferentes pontos públicos da capital e no interior é comum ver centenas de pombos.  A revoada que agrada aos olhos pode trazer problemas de saúde. Há uma série de infecções relacionadas, principalmente, com fungos e bactérias presentes nas fezes dos pombos. Entre os males causados estão dermatites, febres, dor no corpo e até doenças graves como inflamação no cérebro (Cliptococose) e infecção pulmonar grave (Histoplasmose).

A transmissão pode ocorrer em tarefas aparentemente simples, como varrer as fezes de pombos no quintal e aspirar o pó que impregnou o ar e utilizar água que acaba sendo contaminada no processo de canalização. Por isso, o melhor é prevenir, seguindo algumas dicas para evitar a contaminação:
 
– Evitar alimentar pombos e deixar restos de comida no chão.
– Inibir a proliferação dessas aves em ninhos nos telhados ou prédios.
– Ao varrer as fezes dos pombos, molhe o local antes e proteja o nariz e a boca com lenços ou panos úmidos.
– Mantenha alimentos em lugares fechados, longe de pombos.
 
Principais doenças relacionadas aos pombos
 
Histoplasmose: infecção pulmonar. Os sintomas que podem ocorrer variam desde uma infecção assintomática até febre, dor torácica, tosse, mal estar geral, debilidade, anemia, etc.
Criptococose: inflamação no cérebro. Os sintomas são: febre, tosse, dor torácica, podendo ocorrer também cefaléia, sonolência, rigidez da nuca, acuidade visual diminuída, agitação, confusão mental. São transmitidas através da inalação de poeira contendo fezes de pombos contaminadas pelos agentes etiológicos.
Salmonelose: doença infecciosa aguda que afeta o sistema digestivo. Alguns dos sintomas são: febre, diarréia, vômitos, dor abdominal. É transmitida através da ingestão de alimentos contaminados com fezes de pombos contendo o agente etiológico.
Dermatites: são provocadas pela presença de ectoparasitas (ácaros) na pele, provenientes das aves ou de seus ninhos.
Alergias: os piolhos e as penas, além de incomodarem, causam sérias alergias.

Assessoria Hospital São José
Franciane Amaral
jornalista| CE 1680 JP
85 31012371/ 87703090/99923095