Hospital São José e a busca pela excelência no serviço público

26 de novembro de 2013 - 17:00

O Hospital São José de Doenças Infecciosas (HSJ), da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará, receberá nesta quarta-feira, 29/11, a premiação máxima do GesPública 2013. Para o serviço público tal distinção representa muito. Para o povo cearense ainda mais.

O Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização – GesPública – foi instituído em 2005 e é o resultado da evolução histórica de diversas iniciativas do Governo Federal para a promoção da gestão pública de excelência, visando a contribuir para a qualidade dos serviços públicos prestados ao cidadão e para o aumento da competitividade do País. Visto como uma política pública, o Programa tem como algumas de suas principais características o fato de ser essencialmente público, orientado ao cidadão e respeitando os princípios constitucionais da impessoalidade, da legalidade, da moralidade, da publicidade e da eficiência. Anualmente as instituições públicas são convidadas a participarem do Programa. Após rigorosa avaliação externa cada instituição é classificada de acordo com faixas de
pontuação.

Em 2013 o HSJ foi a instituição pública cearense de maior destaque no GesPública, o que é motivo de orgulho para todos os que nela labutam. O HSJ e o seu conjunto de gestores e trabalhadores historicamente sempre se empenharam visando a oferecer aos seus usuários o melhor serviço público, agregando todos os princípios acima citados e mais um: a humanização.

Com 43 anos de existência, o HSJ é referência estadual no atendimento de doenças infecciosas como dengue, tuberculose, aids, meningites, leishmaniose, tétano,
influenza, hepatites virais, entre outras. São mais de 800 trabalhadores se empenhando em atender milhares de pacientes mensalmente em ambulatórios, unidades de internação e emergência. A instituição também se destaca na área de ensino e pesquisa. São mais de 500 estudantes de graduação e pós-graduação da área da saúde oriundos de mais de 20 instituições de ensino que se capacitam e se qualificam anualmente. O desafio é imenso, mas a consciência do dever a ser cumprido é maior.
O reconhecimento deste esforço através do Troféu GesPública 2013 traz motivação para que possamos avançar ainda mais.

Parabenizo a todos os trabalhadores e gestores do HSJ pelo prêmio. Ao mesmo tempo em que convido a todos a se manterem motivados a permanecerem num aperfeiçoamento contínuo dos processos de trabalho e gestão. Nosso povo merece saúde pública de qualidade. Trata-se de um direito. E nós gestores devemos simplesmente reconhecer e fazer cumprir este direito. A sociedade e o cearense merecem.

Roberto da Justa – Diretor Hospital São José

A solenidade de reconhecimento e premiação acontece a partir das 14 horas, no Centro de Eventos.

Resultados do Ciclo 2013

TROFÉU
HOSPITAL SÃO JOSÉ DE DOENÇAS INFECCIOSAS – HSJ
EMPRESA DE TRANSPORTE URBANO DE FORTALEZA S/A – ETUFOR