Controle do tracoma: Sesa faz curso e distribui lixeiras

27 de novembro de 2013 - 18:32

A Secretaria da Saúde do Estado, em parceria com o Ministério da Saúde, intensifica o combate ao tracoma na tentativa de eliminar a doença como causa de cegueira até o ano 2020, como propõe a Organização Mundial de Saúde. Até o dia 29 deste mês, próxima sexta-feira, realiza, em Russas, o curso Padronização do Tracoma, que começou na segunda-feira, 25. Vai capacitar 20 médicos e enfermeiros do Programa Saúde da Família (PSF) e agentes de endemias, com o objetivo de padronização das formas clínicas do tracoma para estarem aptos a realizar atividades detecção, encaminhamento para confirmação de caso e tratamento da doença.

Ao mesmo tempo em que prepara os profissionais, também serão feitas ações de prevenção na escola, desde cedo, entre as crianças. Até o final da primeira quinzena de dezembro, a Sesa, através do Núcleo de Controle de Vetores da Coordenadoria de Promoção e Proteção, fará a distribuição de 400 lixeiras para coleta seletiva em escolas de 45 municípios do Estado escolhidos pelo Ministério da Saúde como prioritários para o controle do tracoma, que repassou R$ 128 mil para a aquisição dos kits. Os mesmos municípios também receberão armadilhas para captura de moscas, destinadas a escolas e espaços públicos com maiores concentrações de moscas, transmissores indiretos do tracoma.

Tracoma é uma doença infecciosa causado pela bactéria Chlamydia trachomatis. É transmitida pelo contato direto, ou com objetos contaminados com secreções oculares de pessoas acometidas. As moscas e outros invertebrados também podem disseminá-la. As incidências tendem a ocorrer em locais onde são precárias as condições de saneamento e higiene, principalmente entre crianças entre um e nove anos de idade.

Nos últimos anos, foram registrados no Estado entre crianças de um a nove anos 934 casos de tracoma em 2011,  o número ficou em 2.557 em 2012 e, este ano, até agora, 1.786 casos.

Assessoria de Comunicação da Sesa
Selma Oliveira / Marcus Sá /  ( selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5220 / 3101.5221)
Twitter: @SaudeCeara
www.facebook.com/SaudeCeara