Saúde faz testes de aids e sífilis na Praça do Ferreira sexta, 6

4 de dezembro de 2013 - 18:51

Durante este mês do “Natal de Luz” 600 mil pessoas circulam, por dia, no Centro de Fortaleza. A Praça do Ferreira é o principal ponto do natal no centro. Na sexta-feira, 6 de dezembro, quem passar por lá na ida às compras, terá também oportunidade de cuidar da saúde. Profissionais da Secretaria da Saúde do Estado nesta sexta-feira, 6 de dezembro, a Secretaria da Saúde do Estado e a Secretaria de Saúde de Fortaleza vão realizar, das 9 às 14 horas, testes rápidos de HIV. Os testes são feitos a partir da coleta de uma pequena quantidade de sangue da ponta do dedo. Os exames, colocado em um dispositivo de testagem, dá o resultado minutos depois. Dependendo do diagnóstico, os encaminhamentos para os serviços de atendimento em DST’s já são feitos na hora.

Além dos testes, serão distribuídos na Praça do Ferreira kits com preservativos, gel lubrificante e folderes informativos para orientar e alertar cada vez mais a população sobre a importância da prevenção e de evitar a contaminação, com a ajuda de teatro de  bonecos. Dança, música e ainda serviços de massoterapia estarão à disposição da população. As atividades fazem parte da programação do Dia Mundial de Luta Contra a Aids, em dia 1º de dezembro. No último sábado, 30, a Sesa abriu as portas e recebeu a população para realização de testes. Até às 13 horas foram realizados testes rápidos e também houve a distribuição de preservativos masculinos e femininos.   

A aids é um doença causada pelo vírus HIV e que é transmitida através da troca de secreções (sangue, esperma, secreção vaginal e leite materno) entre uma pessoa infectada e uma pessoa sadia, em situações como relações sexuais desprotegidas ou transfusões de sangue. Por isso, hábitos simples como o uso do preservativo durante o sexo e a utilização de seringas e agulhas descartáveis são a melhor forma para evitar a transmissão do vírus. No Ceará, o Informe Epidemiológico de Aids feio elaborado pela Sesa oferece importantes informações sobre o quadro atual da doença no Estado, assim como das mudanças no perfil de contaminação nos últimos anos. (ver Informe no site da Sesa ( www.saude.ce.gov.br).

Assessoria de Comunicação da Sesa
Selma Oliveira / Marcus Sá /  ( selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5220 / 3101.5221)
Twitter: @SaudeCeara
www.facebook.com/SaudeCeara