Agende-se: sai calendário de vacinação para todo o ano

13 de janeiro de 2014 - 12:19

O ditado popular diz que “é melhor prevenir do que remediar”. E a melhor prevenção é a vacina. Então, está na hora de preparar a agenda de vacinações. O calendário de campanhas nacionais de vacinação já foi liberado pelo Ministério da Saúde para a Secretaria da Saúde do Estado.

O calendário começa em março e trará uma vacina inédita em todo o país no serviço público. Pela primeira vez haverá campanha da vacina HPV no calendário nacional de vacinação. O público-alvo a ser vacinado no ano de introdução da vacina serão  as meninas de 11 a 13 anos de idade. O objetivo é prevenir desde cedo o câncer do colo de útero. O dia ¨D¨ da campanha está definido para 10 de março em todos os Estados brasileiros. A primeira dose será aplicada até 10 de abril nas escolas públicas e privadas. Já a segunda dose da vacina HPV as meninas deverão procurar as Unidades Básicas de Saúde, ainda conhecidas como postos de saúde, no período de 1 a 12 de setembro. A terceira dose estará disponível nos postos 60 meses após a primeira dose.

Outra importante campanha está marcada no calendário entre os dias 14 de abril a 2 de maio. É a campanha de vacinação contra influenza (gripe). Nesse mesmo período haverá a intensificação da primeira dose da vacina contra hepatite B. Ambas, com dia “D” agendado para 26 de abril. No dia 7 de junho, será  intensificada a vacinação da segunda dose contra hepatite B em todos os municípios cearenses.

CALENDÁRIO COMPLETO DE CAMPANHAS DE VACINAÇÃO

Introdução da Vacina HPV no Calendário Nacional de Vacinação para meninas de 11 a 13 anos
Dia “D” 10 de março
1ª dose: 10 de março a 10 de abril
2ª dose: 1º a 12 de setembro
3ª dose: 60 meses após a primeira dose
 
Influenza (gripe) e Hepatite B (1ª dose)
Dia “D” 26 de abril
Período: 14 de abril a 2 de maio
 
Hepatite B (2ª dose)
Dia 7 de junho
 
Poliomielite e Campanha Nacional de Multivacinação
Dia “D” 9 de agosto
Período: 9 a 22 de agosto
 
Hepatite B (3ª dose)
Dia 22 de novembro

Assessoria de Comunicação da Sesa
Selma Oliveira / Marcus Sá /  ( selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5220 / 3101.5221)
Twitter: @SaudeCeara
www.facebook.com/SaudeCeara