Teste de genotipagem ajuda no tratamento das pessoas com HIV

7 de fevereiro de 2014 - 13:10

A Aids é um grave problema de saúde pública no mundo. No Ceará, até novembro de 2013 foram registrados mais de 13.208 casos de Aids no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), desde 1983, quando foi conhecido o primeiro caso da doença no Estado. Diante disso, o Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais, do Ministério da Saúde, estabeleceu uma política nacional para a melhoria no tratamento das pessoas soropositivas e com Aids. Através da Rede Nacional de Genotipagem (Renageno), composta por 22 laboratórios, entre eles o Lacen, é realizado o exame de genotipagem. O exame tem por objetivo analisar as mutações do vírus do HIV, que impedem a eficiência do tratamento em uso pelo paciente. Com o laudo dado pelo laboratório, o médico consegue realizar a reorientação no tratamento, buscando assim uma terapia de resgate.

O Estado iniciou o serviço em 2005, e desde então já forma feitas aproximadamente duas mil análises. O processo é um ganho para o Estado que anteriormente tinha que encaminhar as análises para o Lacen de Recife, em Pernambuco. Além da cobertura no Ceará, o Lacen também realiza análises para o Piauí,  com aproximadamente 287 testes. O diagnostico do exame é entregue no prazo de 30 dias.
 
A aids é uma doença causada pelo vírus HIV e que é transmitida através da troca de secreções (sangue, esperma, secreção vaginal e leite materno) entre uma pessoa infectada e uma pessoa sadia, em situações como relações sexuais desprotegidas ou transfusões de sangue. Por isso, hábitos simples como o uso do preservativo durante o sexo e a utilização de seringas e agulhas descartáveis são as melhores formas para evitar a transmissão do vírus.
 
Meios de contágio HIV/Aids:

– Sexo sem camisinha
– Uso de seringa por mais de uma pessoa
– Transfusão de sangue contaminado
– Da mãe infectada para o filho durante a gravidez, no parto e na amamentação
– Instrumentos que furam ou cortam não esterilizados.
– Assim não pega HIV/Aids:
– Sexo desde que se use corretamente a camisinha
– Beijo no rosto ou na boca
– Suor e lágrima
– Picada de inseto
– Aperto de mão ou abraço
– Sabonete/ toalha/ lençóis
– Talheres/ copos
– Assento de ônibus
– Piscina

Assessoria de Imprensa do Lacen/CIDH/IPC
Suzana de Araújo Mont`Alverne (9663.2344/ 3101.1493)