Hospital São José ganha Rede Rute e reforça o ensino e pesquisa

17 de fevereiro de 2014 - 19:06

No próximo dia 26 de fevereiro, serão inaugurados três novos núcleos da Rede Universitária de Telemedicina (Rute), projeto coordenado pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e integrado ao programa Telessaúde Brasil Redes. Um dos contemplados é o Hospital São José de Doenças Infecciosas, unidade da rede pública estadual referência em tratamento de infecções e também de formação e pesquisa em várias áreas da saúde.

Com estrutura financiada pelo Governo Federal, o núcleo da Rede Rute  vai permitir que as entidades envolvidas possam interagir em tempo real com troca de experiências através de eventos científicos, sessões clinicas, conferências, compartilhamento de aulas. O Hospital São José é um dos cinco hospitais do Ceará reconhecidos pelos Ministérios da Educação e da Saúde como Unidade de Ensino e Pesquisa. No HSJ estão alunos de várias áreas da saúde como medicina, fisioterapia, enfermagem, nutrição. Além disso, o hospital já tem um grupo que desenvolve permanentemente pesquisas com publicações científicas.

“A ideia é que o núcleo da Rede Rute no Hospital São José comece imediatamente para difundir temas na área das doenças infecciosas que fazem do HSJ referência de tratamento e pesquisa científica no Ceará”, afirma o diretor Hospital São José de Doenças Infecciosas, Roberto da Justa. Para ele, fazer parte da Rede Rute é um reconhecimento. A partir de agora o HSJ estará integrado a outras instituições acadêmicas ou unidades de saúde que são credenciadas como locais de ensino e pesquisa pelos Ministérios da Saúde e da Educação.

Nos hospitais da Secretaria da Saúde do Estado já existem núcleos da rede Rute, funcionando plenamente, no Hospital Geral de Fortaleza (HGF) e no Hospital Infantil Albert Sabin HIAS).

Serviço:

A cerimônia de inauguração conjunta, prevista para às 10h (horário de Brasília), terá início no Hospital São José de Doenças Infecciosas e será transmitida por vídeo conferência para que os demais núcleos participem em tempo real. Com as próximas inaugurações, a Rute passará a ter 91 núcleos inaugurados e em plena operação, localizados em hospitais universitários e de ensino de todo o Brasil.

Assessoria de Comunicação HSJ
Franciane Amaral