Saúde convoca para os três últimos dias da vacinação contra gripe

6 de maio de 2014 - 19:31

As pessoas dos grupos prioritários que ainda não foram vacinadas contra a gripe têm três dias para ficarem protegidos. A Campanha Nacional de Vacinação termina nesta sexta-feira, 9 de maio. No Ceará, até o início da tarde desta terça-feira, 6, 550 mil e 995 pessoas se vacinaram. Esse total representa 32% da meta no Estado, que é vacinar 80% do público-alvo de 1.773.271. A Secretaria da Saúde do Estado convoca as pessoas dos grupos prioritários para que procurem os postos de vacinação, alertando que a vacina é a melhor prevenção contra a doença, reduz casos graves por gripe, complicações e óbitos.

Quem deve ir aos postos para se vacinar? Os grupos prioritários são crianças de seis meses a menores de cinco anos, pessoas com 60 anos ou mais, pessoas com doenças crônicas, trabalhadores de saúde, povos indígenas, gestantes, puérperas até 45 dias após o parto, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

Para todo o Brasil o Ministério da Saúde distribuiu 53,5 milhões de doses, que protegem contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no inverno passado (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B). Após a aplicação da vacina, podem ocorrer dor no local da injeção e o endurecimento leve da pele, manifestações que geralmente passam em 48 horas. A vacina não é indicada para pessoas com reação anafilática prévia em doses anteriores e a qualquer componente da vacina ou alergia grave relacionada a ovo de galinha e derivados.

Transmissão

A transmissão dos vírus influenza ocorre por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar ou através das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz). Entre os cuidados simples para prevenir a gripe, está a lavagem das mãos várias vezes ao dia, cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar; evitar tocar o rosto e não compartilhar objetos de uso pessoal.

Sintomas

O Ministério da Saúde lembra os sintomas da gripe: febre, tosse ou dor na garganta, além de dor de cabeça, dor muscular e nas articulações. Já o agravamento pode ser identificado por falta de ar, febre por mais de três dias, piora de sintomas gastro-intestinais, dor muscular intensa e prostração.

Assessoria de Comunicação da Sesa
Selma Oliveira / Marcus Sá /  ( selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5220 / 3101.5221)
Twitter: @SaudeCeara
www.facebook.com/SaudeCeara