Centro de Operações em Brasília reunirá informações de saúde das 12 cidades-sede da Copa.

27 de maio de 2014 - 19:05

O ministro da Saúde, Arthur Chioro, apresentou o funcionamento do Centro Integrado de Operações Conjuntas da Saúde (CIOCS), que será ativado a partir desta quarta-feira, 28 de maio e segue até 23 de julho.

O Centro vai monitorar as situações de risco, a demanda por atendimento, a vigilância epidemiológica e sanitária, além de coordenar respostas diante de emergências em saúde pública nas 12 cidades-sede do Mundial.

Ao todo, 1 milhão e 500 mil profissionais de saúde das áreas de assistência, vigilância sanitária e epidemiológica, além da saúde suplementar estarão envolvidos nas atividades de campo e de monitoramento. As equipes estarão em regime de plantão durante 24 horas.

O Centro Integrado de Operações Conjuntas da Saúde será ativado em Brasília, na sede do Ministério, e produzirá diariamente boletins de monitoramento dos atendimentos de saúde, com informações sobre inspeções sanitárias, fichas de atendimento nas arenas e informações sobre vigilância e assistência. Haverá também 12 centros regionais, um em cada cidade-sede, para a troca de informações.

VIGILÂNCIA PARTICIPATIVA – Um aplicativo chamado Saúde na Copa, estará disponível, gratuitamente, para download nos idiomas português, inglês e espanhol, e é destinado aos torcedores brasileiros e estrangeiros. Por meio do aplicativo, o Ministério da Saúde poderá mapear ocorrências de sintomas similares entre a população, possíveis surtos ou mudança no comportamento epidemiológico da população.

PREPARAÇÃO HOSPITAL SÃO JOSÉ – O Hospital São José de Doenças Infecciosas preparou um plano de contingência para preparação de possíveis demandas extremas durante o mundial. Foram feitas mudanças estratégicas na unidade para atendimento dos pacientes que já estarão sendo atendidos aqui e de outros possíveis pacientes estrangeiros ou brasileiros que possam procurar o hospital de referência em doenças infecciosas.