Simulado prepara saúde para eventos de massa

30 de maio de 2014 - 15:35

As forças de segurança e saúde pública do Ceará participarão neste domingo, 1º de junho, de um grande treinamento em acidentes com múltiplas vítimas em eventos de massa, com participação de 35 instituições e aproximadamente 600 pessoas envolvidas. Com abertura às 8 horas, no Farol do Mucuripe,  Avenida Visconde de Castro, s/n, o treinamento testará três cenários diferentes, iniciando com simulação de conflito de rua, a partir das 8h30min. Depois, por volta das 9h20min, na região de tancagem do Mucuripe, haverá simulação de explosão de bomba suja (ou bomba de dispersão radiológica) e, por fim, por volta das 10h30min, no Cais do Porto, choque entre carros com explosão de tanques de combustível e sinistro durante desembarque de turistas de navio atracado.

As operações de saúde durante o simulado envolverão a Secretaria da Saúde do Estado, Secretaria de Saúde de Fortaleza, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU Ceará e SAMU Fortaleza), Laboratório Central de Saúde Pública do Ceará (Lacen), Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Hospital Geral de Fortaleza, Hospital Infantil Albert Sabin (HIAS), Hospital São José, Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes, Instituto Dr. José Frota (IJF), Frotinhas de Parangaba e Messejana e Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 h) da Praia do Futuro. Também participarão do treinamento os profissionais de saúde que trabalharão nos Postos Médicos Avançados (PMAs) que funcionarão durante a realização da Copa do Mundo FIFA 2014 no entorno da Arena Castelão e no Aterro da Praia de Iracema.

O simulado reproduzirá em detalhes uma situação real. Os eventos programados farão, em conjunto, 100 vítimas representadas por figurantes maquiados e treinados para simular as condições de quadros clínicos como fraturas, sangramentos, queimaduras, Acidente Vascular Cerebral (AVC) e trabalho de parto. As operações de saúde vão testar os planos de contingências do atendimento pré-hospitalar e hospitalar. No atendimento pré-hospitalar, o SAMU Ceará e SAMU Fortaleza atuarão de forma integrada com 15 ambulâncias. As equipes do SAMU obedecerão a triagem  para classificação de risco, realizarão o primeiro atendimento no local do acidente e farão a remoção das vítimas. A Coordenação Geral de Urgência e Emergência de Fortaleza fará a regulação dos casos, acionando os planos de contingências dos hospitais. Essas unidades desencadeiam, então, os procedimentos para a chegada das vítimas com seus quadros de profissionais e serviços de apoio diagnóstico, para atuação imediata.

O encerramento do treinamento está previsto para as 14 horas, com avaliação preliminar do desempenho das forças de segurança e saúde pública. Além das instituições de saúde, participarão do simulado, entre outras, Exército, Marinha, Aeronáutica, Capitania dos Portos, Cruz Vermelha, Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), Polícia Federal, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Civil, Perícia Forense do Ceará, Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) e Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania (AMC).

Selma Oliveira / Marcus Sá /  ( selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5220 / 3101.5221)