Postos Médicos Avançados atendem na Fan Fest e no Castelão

18 de junho de 2014 - 15:36

O atendimento pré-hospitalar das urgências de saúde durante os seis jogos da Copa do Mundo na Arena Castelão e nos 25 dias da FIFA Fan Fest, no Aterro da Praia de Iracema, será feito em três Postos Médicos Avançados, estrategicamente instalados nas duas maiores áreas de concentração dos torcedores em Fortaleza, e envolverá o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU Ceará e SAMU Fortaleza 192). Dois PMAs estão sob a gestão da Secretaria da Saúde do Estado. São os que ficam no canteiro central da Avenida Alberto Craveiro, próximo à rotatória do Castelão, e na área externa da arena da Fan Fest, na esquina da Avenida Ruy Barbosa com a Historiador Raimundo Girão. O terceiro Fan Fest, sob gestão da Secretaria da Saúde de Fortaleza, fica também no aterro da Praia de Iracema, próximo ao palco.

Com 100 metros quadrados de área, os PMAs dispõem de 12 leitos e estrutura, insumos e medicamentos para o acolhimento com classificação de risco, observação, pequenas cirurgias, estabilização e suporte básico e avançado de vida, conforme estabelece a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para a assistência à saúde em eventos de massa. Em dias de jogos em Fortaleza, o PMA do Castelão funcionará a partir de seis horas antes do início do jogo até duas horas após o encerramento, com equipe de dois médicos, dois enfermeiros e quatro auxiliares de enfermagem. No Aterro da Praia de Iracema, o PMA atenderá o público da área externa da Fan Fest e dividirá com o PMA da Secretaria de Saúde de Fortaleza o atendimento dos casos ocorridos no interior da arena da Praia de Iracema. 

A Coordenação Médica de Urgência e Emergência de Fortaleza fará a regulação dos pacientes, segundo o perfil de cada unidade hospitalar, através do médico regulador de plantão no SAMU. Na arena Castelão, o PMA terá na retaguarda duas ambulâncias, uma com UTI  e outra básica para a remoção de pacientes, em casos de necessidade, para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h), hospital de média ou de alta complexidade. O PMA da Praia de Iracema terá retaguarda de uma USB e uma USA. No lançamento da Fan Fest, no último domingo, 8, foram atendidas 34 pacientes. Não houve necessidade de transferência de nenhum paciente para UPAs e hospitais.

A Rede de Urgência e Emergência envolverá hospitais distritais de urgência de nível secundário e um hospital de nível terciária do sistema municipal de saúde de Fortaleza, seis hospitais de nível terciário da rede estadual de saúde, a Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza, a Maternidade Escola Assis Chateaubriand (Meac) e nove UPAs 24h na Praia do Futuro, Autran Nunes, Canindezinho, Messejana/Paupina, José Walter, Conjunto Ceará, Pirambu, Jangurussu e Itaperi.

Assessoria de Comunicação da Sesa
Selma Oliveira / Marcus Sá ( selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5220 / 3101.5221)
Twitter: @SaudeCeara
www.facebook.com/SaudeCeara