Saúde na Copa: maioria dos pacientes são casos de baixo risco

25 de junho de 2014 - 18:47

A estrutura de saúde reforçada para prestar assistência durante a realização de eventos relacionados à Copa do Mundo da FIFA, no total de 20 hospitais e unidades, fizerem 1.249 atendimentos até a terça-feira, 24 de junho, dia do jogo entre Grécia e Costa do Marfim na Arena Castelão. Os três Postos Médicos Avançados (PMAs) instalados no entorno da Arena Castelão e no Aterro da Praia de Iracema fizeram juntos 44,19% dos atendimentos, com total de 552 procedimentos. O maior número de atendimentos foi dentro da Arena Castelão, no total de 423.

Dos 1.249 pacientes atendidos, 1.168 (93,59) foram liberados e somente 46 (3,69%) precisaram ser removidos para unidades de saúde de maior complexidade. Dos casos atendidos, 868 (69,50%) foram clínicos e 380 (30,42%) traumas, a maioria relacionada a acidente. A classificação dos casos teve 891 (71,34%) de baixo risco, 163 (13,05%) de risco moderado, 32 (2,56%) de risco alto. Por nacionalidade, a maioria dos pacientes era de brasileiros, no total de 996 (79,87%). Houve, também, 62 mexicanos, 28 alemães, 27 norte-americanos, 19 uruguaios, 18 franceses, 11 ingleses e os demais de outras 27 nacionalidades.

alt

Sob a coordenação do Centro Integrado de Operações Conjuntas da Saúde (CIOCS), órgãos e profissionais de saúde da Secretaria da Saúde do Estado e a Secretaria de Saúde de Fortaleza trabalham de forma conjunta na prevenção de riscos e doenças e na prestação de serviços de recuperação da saúde em ocorrências relacionadas aos eventos da Copa. Com ações nas áreas de vigilância, assistência e promoção, o Plano Operativo da Saúde especifica as providências para o enfrentamento das doenças transmissíveis, acidentes com múltiplas vítimas, acidentes com produtos químicos, biológicos, radiológicos, nucleares e explosivas (QBRNE), emergências epidemiológicas e desastres. O plano reforça a integração das ações e serviços de saúde.

alt

Durante o mundial de futebol, as equipes de vigilância e assistência atuam no monitoramento de situações na Arena Castelão e entorno, nos centros de treinamento das seleções nacionais, nos PMAs e outras unidades de saúde, bares, restaurantes, rede hoteleira, rede assistencial, SAMU 192, portos, aeroportos e fronteiras, Fan Fest e outras áreas de concentração de torcedores. O CIOCS funciona plenamente nos dias de jogos na Arena Castelão, no total de seis, durante os 25 dias de Fan Fest no Aterro da Praia de Iracema e, em dias que não houver jogo nem Fan Fest, funcionará em regime de plantão. Com a utilização de tablets, é feita a coleta de dados em tempo real, em 18 unidades de saúde, para a transmissão das informações de atendimentos exclusivamente relacionados à Copa, que subsidiam as ações de vigilância à saúde.

Selma Oliveira / Marcus Sá ( selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5220 / 3101.5221)