Semana de Saúde do Homem orienta trabalhadores portuários

1 de agosto de 2014 - 12:18

Entre 4 e 8 de agosto a Secretaria da Saúde do Estado promove a Semana de Saúde do Homem Trabalhador Portuário, no Porto do Mucuripe, em Fortaleza, das 8 às 17 horas, com ações que objetivam sensibilizar, atender e orientar a população masculina do porto sobre os cuidados com a saúde e identificar as ameaças à saúde desse público. A iniciativa, que teve a primeira edição no ano passado, no Porto de Santos, faz parte das ações desenvolvidas pelo acordo de cooperação firmado entre a Secretaria de Portos da Presidência da República e o Ministério da Saúde. A semana conta com oficinas de capacitação para profissionais da área de saúde e segurança que atuam no setor portuário e para profissionais de saúde do Estado.

A programação inclui palestras e oficinas para capacitar os profissionais da área de saúde e segurança que atuam no espaço portuário e profissionais de saúde. Entre as atividades, está o circuito saúde, que engloba o “Programa Eu sou 12 x 8 – Saúde do Adulto”, com medição da pressão arterial, glicemia capilar e encaminhamento para avaliação cardiológica, se for o caso. Também é feita atualização da carteira de vacinação, avaliação odontológica, avaliação oftalmológica, alimentação e nutrição, além de verificação de casos de trabalhadores acometidos por Lesão por Esforço Repetitivo (LER/DORT). São ainda fornecidas informações e orientações sobre sintomas e tratamento da dengue e algumas zoonoses, além de coleta de sangue para testes de hepatites B e C, sífilis, HIV e busca ativa de casos de tuberculose.

A saúde do homem trabalhador portuário como uma questão de segurança é o tema a ser explorado durante as atividades da semana, que recebem apoio da Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza, do Serviço Social do Transporte (Sest) e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat). O público-alvo são os trabalhadores portuários, motoristas de transportes de carga,   trabalhadores que atuam no órgão Gestor de Mão de Obra (OGMO) e profissionais de saúde e segurança que atuam no espaço portuário.

A Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem foi lançada em 2009 para facilitar e ampliar o acesso da população masculina de 20 a 59 anos aos serviços de saúde, além de criar mecanismos para melhorar a assistência. No Ceará, a Secretaria da Saúde do Estado, através da Coordenadoria de Políticas de Atenção à Saúde (Copas), GT Saúde do Homem e do Núcleo de Atenção à Saúde do Trabalhador (Nuast), operacionalizam a aplicação da PNAISH com a finalidade de reduzir a morbidade da população masculina através do enfrentamento racional dos fatores de risco e  melhoria do acesso às ações e aos serviços de assistência.

Na rotina da atenção à saúde do homem, o Centro de Saúde do Meireles, unidade da Secretaria da Saúde do Estado, localizado na Avenida Antônio Justa, 3113, Meireles, funciona também à noite como opção de atendimento à população masculina. A implantação do turno noturno, que funciona de segunda a sexta-feira, das 17 às 21 horas, é uma estratégia que permite o atendimento em saúde aos homens, para que não haja o comprometimento de um dia de trabalho, pretexto muitas vezes usado para não cuidarem da própria saúde.

O atendimento tem início com um médico em clínica geral. Depois da consulta, o médico pode encaminhar o paciente para a realização de exames laboratoriais, como de sangue urina, e mais complexos, a exemplo da ultrassonografia de próstata, pélvica e abdominal,  feitos no próprio Centro. Dependendo do diagnóstico inicial, o paciente é encaminhado aos especialistas nas áreas de cardiologia, urologia, serviços em enfermagem, pequenas cirurgias e ginecologia, também sem sair do Centro. Todas essas especialidades são ofertadas no Meireles. A ginecologia assegura o tratamento conjunto das parceiras, como em doenças sexualmente transmissíveis entre o casal.

Em Fortaleza, 3,8% dos homens maiores de 18 anos avaliam negativamente o seu estado de saúde, conforme o Vigitel 2013 (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico), realizado pelo Ministério da Saúde. Com relação aos fatores de risco, segundo o levantamento, 10% dos homens são fumantes, 54,2% estão com excesso de peso (Índice de Massa Corporal maior que 25kg/m2), 19,4% são obesos (Índice de Massa Corporal maior que 30 kg/m2), 18,5% têm diagnóstico médico de hipertensão arterial, 6,9% têm diagnóstico de diabetes e 13,2% têm diagnóstico de dislipidemia (presença elevada de gorduras no sangue, como colesterol e triglicérides).

Assessoria de Comunicação da Sesa
Selma Oliveira / Marcus Sá /  (selma.oliveira@saude.ce.gov.br/ 85 3101.5220 / 3101.5221)