Curso prepara mais de 120 profissionais em atendimento de urgência

6 de agosto de 2014 - 12:28

O “Curso de Aperfeiçoamento em Desenvolvimento Gerencial Integrado da Linha de Atenção às Urgências no Ambiente Intra-hospitalar” inicia os módulos finais nesta quinta e sexta-feira, 7 e 8 de agosto, a partir das 8 horas, na Secretaria da Saúde do Estado, Avenida Almirante Barroso, 600, Praia de Iracema. Iniciado em 7 de fevereiro, com o seminário de sensibilização, o curso realizou oito módulos até o mês de julho, cumprirá mais seis módulos, com encerramento em 9 de outubro, com o seminário final. Participam do curso 122 profissionais de 16 unidades de saúde da Rede de Atenção às Urgências da Região Metropolitana de Fortaleza Ampliada, composta por 24 municípios, que serão capacitados para melhorar a atenção às condições de saúde agudas dos pacientes no ambiente intra-hospitalar.

Realizado pelo Hospital do Coração (Hcor), com o apoio da Secretaria da Saúde do Estado, do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems/Ce) e da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/Ce), o curso faz parte do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde, do Ministério da Saúde. Entre outros objetivos, o curso busca qualificar o itinerário terapêutico do paciente agudo no âmbito intra-hospitalar, por meio da estruturação da linha de atenção ao paciente agudo, e construir bases para a prática profissional alicerçada na integração dos hospitais em rede de atenção às urgências, promovendo a integração dos gerentes de serviços relacionados aos pacientes agudos e sua conexão com os demais componentes da rede: Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192), Unidades de Pronto Atendimento (UPAs 24h) e atenção primária de saúde.

A Rede de Atenção às Urgências da Região Metropolitana de Fortaleza Ampliada é a primeira implantada no Estado. A organização da Rede de Atenção às Urgências tem a finalidade de articular e integrar os equipamentos de saúde existentes, para ampliar e qualificar o acesso aos usuários em situação de urgência de forma ágil. Entre as redes de atenção prioritárias do Ministério da Saúde, a Rede de Atenção às Urgências foi criada para atender pacientes em quadro agudo, com possibilidade de receber atendimento em todas as portas de entrada dos serviços do Sistema Único de Saúde.

Unidades participantes:
– Hospital Geral de Fortaleza
– Hospital Infantil Albert Sabin
– Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes
– Hospital São José de Doenças Infecciosas
– Hospital Gonzaga Mota de Messejana
– Hospital Gonzaga Mota do José Walter
– Frotinha de Parangaba
– Hospital N. S. da Conceição
– Hospital Municipal Dr. João Elísio Holanda (Maracanaú)
– Hospital e Maternidade Venâncio Raimundo de Sousa (Horizonte)
– Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) de Horizonte