Abertas inscrições para Curso de Avaliação Econômica em Saúde

18 de agosto de 2014 - 17:35

Estão abertas as inscrições para o Módulo 1 do Curso de Avaliação Econômica em Saúde, que o Núcleo de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde da Secretaria da Saúde do Estado (NUCIT) realiza de 3 a 5 de setembro, no auditório da Universidade Christus. Destinado a profissionais dos Núcleos de Avaliação de Tecnologia em Saúde (NATS) e gestores da rede de unidades da Sesa, o curso será ministrado pelo professor Everton Silva, da Iniversidade de Brasília (UnB), e desenvolverá, no primeiro módulo, o tema “Economia da saúde e avaliação econômica de tecnologia em saúde: da teoria à prática”. As inscrições podem ser feitas pelo email isabely.barbosa@saude.ce.gov.br ou pelo telefone (85) 3101.5234.

A Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS) é um processo de investigação das conseqüências clínicas, econômicas e sociais da utilização das tecnologias em saúde, levando-se em consideração aspectos como eficácia, efetividade, segurança, custos, custo-efetividade, entre outros. Entendem-se como tecnologias em saúde os medicamentos, equipamentos e procedimentos técnicos, sistemas organizacionais, educacionais, de informação e de suporte e os programas e protocolos assistenciais, por meio dos quais a atenção e os cuidados com a saúde são prestados à população. O objetivo principal da ATS é auxiliar os gestores na tomada de decisões coerentes e racionais quanto à incorporação de tecnologias em saúde.

O Centro de Estudos em Gestão e Avaliação de Tecnologias em Saúde foi criado em 2012 no âmbito da Secretaria da Saúde do Estado com a missão de fomentar e apoiar os Núcleos de Avaliação de Tecnologias em Saúde (NATS) nas unidades da Sesa e proceder a avaliações tecnológicas para incorporação de produtos e processos pelos gestores e profissionais de saúde do SUS. Instituída em dezembro de 2009, a Política Nacional de Gestão de Tecnologia em Saúde é a institucionalização, nas esferas de gestão do SUS, dos processos de avaliação e de incorporação de tecnologias baseados na análise das consequências e dos custos para o sistema de saúde e para a população. No Ceará, essa atribuição cabe ao Centro de Estudos em Gestão e Avaliação de Tecnologias em Saúde.

Assessoria de Comunicação da Sesa
Selma Oliveira / Marcus Sá /   selma.oliveira@saude.ce.gov.br/ 85 3101.5220 / 3101.5221