Mais um trabalho do Hospital São José reconhecido nacionalmente

11 de novembro de 2014 - 16:45

Trabalho do infectologista pediátrico Robério Leite é premiado entre mais de 200 apresentados no 18º Congresso Nacional de Infectologia Pediátrica

A doença que começou a assustar ainda no ano passado se tornou um desafio empolgante para os médicos do Hospital São José de Doenças Infecciosas. O sarampo, que não se apresentava em forma de surto há quase 15 anos, voltou atingindo, principalmente crianças.

De janeiro a outubro, foram atendidos no Hospital São José de Doenças Infecciosas, 151 pacientes com suspeita de sarampo, a maioria crianças. 55 casos foram confirmados e quatro continuam sendo investigados. O empenho da equipe da unidade pediátrica, o controle de dados e o monitoramento rigoroso no atendimento, garantiram atendimento humanizado, de qualidade e nenhum registro de óbito.

Esse empenho grandioso resultou em um reconhecimento nacional. No 18º Congresso Nacional de Infectologia Pediátrica, o infectologista do Hospital São José, Dr. Robério Leite, foi homenageado e recebeu a premiação Melhor Tema Livre Científico do Congresso. O trabalho vencedor foi baseado na qualidade da apresentação, na apuração exata dos dados epidemiológicos e nas características clínicas do sarampo.

O Ceará, com a precisão de dados, contribuiu para um alerta em todo o Brasil sobre os riscos de surtos de sarampos. “Havia muita curiosidade de colegas infectologistas pediátricos do país para entender e até aprender de novo sobre o sarampo”, comenta o infectologista cearense.

Foram mais de 200 trabalhos expostos e o tema sarampo mobilizou médicos de várias regiões do Brasil, que estavam reunidos no Congresso, em Gramado, no Rio Grande do Sul. “A premiação foi uma bela surpresa porque quem faz ciência no Sul e no Sudeste do país tem mais possibilidades de fazer trabalhos de grande relevância”, diz o médico.

 

Robério Dias Leite

Pediatra, formado pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará.

Especialista em Infectologista pela Escola Paulista de Medicina

“Como disse o nosso querido Dorival Caymmi: quando a gente cuida bem do nosso quintal, a gente é bem visto lá fora!”

Dr. Robério Leite