Zé Gotinha orienta avô a vacinar os netos com menos de 5 anos

2 de março de 2015 - 20:27

Zé Gotinha, personagem nacional da imunização, está com um novo recado sobre o sarampo na tirinha ¨vacinar é proteger¨, criada pela Assessoria de Comunicação da Secretaria da Saúde do Estado. O recado é direito aos responsáveis pela vacinação das crianças em dia. Numa conversa com um vovô, ele deixa claro que é preciso vacinar as crianças com menos de cinco anos contra o sarampo.

Um surto da doença preocupa o Ceará. Desde 1999 não era registrado nenhum caso da doença no Estado, mas no dia 25 de dezembro de 2013 um caso foi confirmado na capital. De lá para cá foram confirmados 753 casos em diferentes municípios. O surto preocupa, principalmente em Fortaleza e Região Metropolitana. Só há uma forma de vencer o surto: vacinação.

Os pais devem levar as crianças às Unidades Básicas de Saúde, ainda muito conhecidas como postos de saúde. A vacina é gratuita. A primeira dose a criança já tem que receber com seis meses de vida. Quando completar 1 ano a criança deve ser levada novamente ao posto de saúde para receber a segunda dose. Com 1 ano e três meses precisa ser vacinada novamente. Se a criança já tem 2 anos, três anos, quatro anos vai precisar receber duas doses.

alt

Assessoria de Comunicação da Sesa
Selma Oliveira / Marcus Sá /  ( selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5221 / 3101.5220)
Twitter: @SaudeCeara
www.facebook.com/SaudeCeara