Hospital São José completa 45 anos com novos serviços à população

24 de março de 2015 - 14:20

O Hospital São José, da rede pública do governo do Estado, completa no dia 31 deste mês 45 anos de histórias, desafios, desenvolvimento e, principalmente, assistência à saúde da população. Já foi chamado de Hospital de Isolamento, na década de 70. Desde a inauguração, o HSJ participou do controle de todas às grandes doenças infecciosas endêmicas e epidêmicas no Estado, como tétano, raiva humana, difteria, coqueluche, febre tifóide, meningite, dengue, tuberculose, hepatites virais.

Desde 1980, quando surgiram os primeiros casos da aids, o HSJ destacou-se no tratamento das pessoas vivendo com HIV/Aids. De lá para cá, com apoio do governo do estado, através da Secretaria da Saúde, foram criadas no hospital novas unidades, um ambulatório para acompanhamento, bloco cirúrgico e a central de esterilização e ainda executadas reformas, entre elas a do laboratório. Com as ampliações e reformas, o acolhimento e atendimento da população da capital e do interior ganharam mais qualidade. “O HSJ  vem  desempenhando  papel  fundamental  e estratégico  no sistema  de saúde do nosso  Estado, respondendo  às demandas da população”, ressalta o diretor geral, Roberto da Justa Pires Neto.

Além de referência no tratamento de doenças infecciosas, o Hospital São José se destaca também como unidade de ensino e pesquisa, formando médicos infectologistas de várias instituições de ensino da medicina do Ceará, de outros estados brasileiros e até de outros países. No HSJ está um dos mais modernos Centros de Estudos do Norte e Nordeste, reconhecido pelo Ministério da Educação. Nos últimos dois anos começou a fazer parte da Rede Rute, a Rede Universitária de Telemedicina, uma iniciativa do Ministério da Ciência e Tecnologia que garante mais aperfeiçoamento aos serviços médicos já oferecidos e a troca de experiências com hospitais de várias regiões do Brasil e do exterior.

Atualmente, o hospital São José conta com 120 leitos, cinco unidades de internamento, entre elas uma exclusivamente pediátrica e acompanha mais de cinco mil pacientes por mês no ambulatório da unidade com atendimento, distribuição de medicamentos e realização de exames.

Novos avanços

O Hospital São José, quer atender de forma ainda mais humanizada a população. “Começa um novo ciclo e com ele estão renovadas as energias, a esperança e o desafio de avançarmos. Que este novo ciclo seja de oportunidades, avanços e conquistas para o Hospital São José de Doenças Infecciosas (HSJ),“ afirma Roberto  da Justa.

Os avanços seguem, deixando o hospital de 45 anos com perfil de vanguarda. Ainda no primeiro semestre deste ano será inaugurado o serviço de tomografia. Também estão previstas para este ano a reforma e ampliação do serviço de emergência e o início da construção do novo ambulatório. O número de leitos também será ampliado dos atuais 120 para 180, para atender os pacientes que são acompanhados e os que chegam para atendimento emergencial.

Programação

Do dia  26, próxima quinta-feira,  até o dia 31 de março (data oficial do aniversário de 45 anos do HSJ), estão programadas várias atividades que vão envolver funcionários, ex-diretores e pacientes.

26 de março
8h – Alvorada no pátio do Hospital São José, na Rua Nestor Barbosa, 315, Parquelândia
10h – Inauguração da galeria de ex-diretores com a presença dos ex-gestores da unidade.
12h às 17 h – Feira de Artes dos funcionários do Hospital São José

27 de março
15h – Sessão solene na Assembleia Legislativa do Ceará, na Avenida Desembargador Moreira, 2807, Dionísio Torres

30 de março
9h – Sessão solene na Câmara Municipal de Fortaleza, na Rua Thompson Bulcão, 830, Patriolino Ribeiro

31 de março – Data oficial dos 45 anos do Hospital São José de Doenças Infecciosas
19h30min – Solenidade e confraternização com funcionários, autoridades do Governo do Estado, parceiros do HSJ.
Local – Auditório Castelo Branco (Reitoria UFC), na Avenida da Universidade, 2853, Benfica
Apresentação da Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho e show com a cantora Lorena Nunes.

Assessoria de Comunicação do Hospital São José
Franciane Amaral