Nota técnica alerta profissionais para doenças exantemáticas

29 de abril de 2015 - 19:36

A Coordenadoria de Promoção e Proteção à Saúde da Secretaria da Saúde do Estado (COPROM/SESA) divulgou nota convocando alerta máxima aos profissionais de saúde para detecção precoce, bem como o manejo clínico adequado para casos suspeitos de dengue, sarampo, chikungunya e doença exantemática não especificada. A nota é justificada pela ocorrência de doenças sazonais endêmicas e pelo aumento de casos de dengue, do surto de sarampo, da confirmação de casos importados de chikungunya e da ocorrência de doença exantemática indeterminada.

Sobre a doença exantemática indeterminada, a Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde informa que desde o final de fevereiro monitora o registro de casos no Nordeste. Segundo as notificações compartilhadas pelas secretarias de saúde dos estados da Bahia, Maranhão, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Sergipe e Paraíba, todos os casos apresentam evolução benigna com regressão espontânea, mesmo sem intervenção clínica. Até o momento foram identificados 6.807 casos da doença exantemática na região, sem registros de casos graves ou óbitos pela doença.

Com o objetivo de identificar o agente causador desta doença exantemática e para propor medidas de prevenção e controle adequadas, a SVS  realiza investigações de campo em colaboração com as Secretarias de Saúde do Maranhão, Rio Grande do Norte e Paraíba. Simultaneamente, todas as vigilâncias em saúde dos estados e municípios do Nordeste continuam investigando e monitorando os casos. A SVS e as Secretarias de Saúde dos Estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe realizam o monitoramento sistemático por meio dos Centros de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS).

Leia a nota na íntegra.

Assessoria de Comunicação da Sesa
Selma Oliveira / Marcus Sá /  ( selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5221 / 3101.5220)
Twitter: @SaudeCeara
www.facebook.com/SaudeCeara