HSJ debate avanços e desafios no XXI Seminário de Enfermagem

11 de maio de 2015 - 10:11

No próximo dia 13 de maio, enfermeiros, técnicos de enfermagem e profissionais do Núcleo de Segurança do Paciente do Hospital São José de Doenças Infecciosas participam do XXI Seminário de Enfermagem HSJ.

O tema será: A Enfermagem em Defesa do SUS: Construindo a 15ª Conferência Nacional de Saúde.

A discussão do tema entre os profissionais de enfermagem do HSJ,vai fortalecer o envolvimento desses trabalhadores nos debates sobre o contexto atual do Sistema ùnico de Saúde, além de garantir ainda mais qualidade do serviço de enfermagem com base no atendimento humanizado que é difundido no Hospital São José.

Durante todo o dia, profissionais do Hospital São José e convidados da área da enfermagem de outras unidades de saúde, vão trocar experiências para ampliar o cuidado com o paciente.

Estarão em debate:

– Adesão e modificação do esquema TARV

Segundo o Ministério da Saúde, a Instituição da Terapia Antirretroviral (TARV) tem por objetivo diminuir a morbidade e mortalidade das pessoas vivendo com HIV/AIDS, melhorando a qualidade de vida. Apesar disso, as discussões vão mostrar que a TARV não vai erradicar a infecção pelo HIV. Evidências, procedimentos e adesão também vão entrar no debate.

– Hemovigilância

Com o fortalecimento do Núcleo de Segurança do Paciente, as discussões, planejamentos e execuções para evitar qualquer risco no setor de hemovigilância do HSJ ganha força. E por isso, será um dos temas para envolver todos os profissionais que lidam com procedimentos  e com o monitoramento das reações transfusionais do uso terapêutico de sangue e seus componentes. A coordenação do Sistema Nacional de hemovigilância é feita pela Anvisa e o Hospital São José é cadastrado para notificações e capacitações.

Além dos dois temas, também serão discutidos os desafios e conquistas acadêmicas na formação em infectologia, a prevenção de Infecção relacionada à assistência à saúde e apresentada experiências na UTI do HSJ.

XXI Seminário de Enfermagem HSJ

Data: 13 de maio de 2015