Fumacê combate mosquito da dengue em 23 bairros da capital

28 de maio de 2015 - 14:25

A Secretaria da Saúde do Estado conclui na manhã desta sexta-feira, 29 de maio, a pulverização espacial UBV pesado (fumacê) em 4.268 quarteirões de 23 bairros das regionais II, V e VI, em Fortaleza. Além da capital, o fumacê fez o combate ao mosquito da dengue e da febre Chikungunya nos municípios de Itaitinga e Várzea Alegre. Em Fortaleza foram utilizados sete equipamentos UBV pesado, das 5 às 8 horas e das 17 às 20 horas, nos bairros Conjunto Ceará I e II, Bom Jardim, Siqueira, Canindezinho, Conjunto Esperança, Parque Santa Rosa, Parque São José, Parque Presidente Vargas, Parque Dois Irmãos, Passaré, Boa Vista, Cajazeiras, Edson Queiroz, Joaquim Távora, São João do Tauape, Alto da Balança, Luciano Cavalcante, Sapiranga/Coité, Curió e Guajeru. Na sexta-feira pela manhã serão atendidos os bairros Lagoa Redonda, Santa Maria e Luciano Cavalcante.

A recomendação aos moradores é que abram portas e janelas das casas na passagem do fumacê para que o inseticida atinja o mosquito dentro das residências. Cerca de 90% dos focos do Aedes aegypti, mosquito que transmite a dengue, são encontrados dentro de casa. A ação do produto só é efetiva quando o inseticida está em suspensão no ar e só mata o mosquito adulto. O fumacê, nome popular para a Pulverização espacial UBV, é um procedimento que consiste na liberação via aérea de gases, que agem, por contato, atingindo os mosquitos adultos em voo. A passagem do fumacê não diminui a necessidade da eliminação dos potenciais focos do mosquito. Por isso, as famílias devem também fazer sua parte no combate ao Aedes aegypti. O inseticida não mata as larvas do Aedes aegypti, que estão em caixas d’água, potes, baldes, pneus, lajes.

É preciso também manter os quintais sempre limpos, recolher, eliminar ou guardar longe da chuva todo objeto que possa acumular água, como pneus velhos, latas, recipientes plásticos, tampas de garrafas, copos descartáveis e até cascas de ovos. O lixo doméstico deve ser acondicionado em sacos plásticos e descartado adequadamente, em depósitos fechados. Depois da chuva, é recomendado fazer a vistoria no quintal e na casa para eliminar a água acumulada sobre lajes, calhas, tanques, pneus, pratinhos de vasos de planta. A eliminação de criadouros deve ser realizada pelo menos uma vez por semana. Assim, o ciclo de vida do mosquito será interrompido. Este ano foram confirmados 9.878 casos de dengue em 126 municípios, com cinco óbitos, conforme o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria da Saúde do Estado na sexta-feira, 16 de maio.

Assessoria de Comunicação da Sesa
Selma Oliveira / Marcus Sá /  ( selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5221 / 3101.5220)
Twitter: @SaudeCeara
www.facebook.com/SaudeCeara