Ceará já está com 40% de cobertura da vacinação contra paralisia infantil

21 de agosto de 2015 - 17:34

Com quatro municípios com a meta de cobertura vacinal cumprida, o Ceará conclui a primeira semana da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite com 40% da população de 570.452 crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 5 anos imunizadas contra a paralisia infantil. Até a manhã de sexta-feira, 21 de agosto, 228.701 doses da vacina anti-pólio haviam sido aplicadas pelos municípios. Acaraú, Bela Cruz, Guaramiranga e Santana do Acaraú são os primeiros municípios a cumprir e até superar a meta de cobertura de 95% do público-alvo, estabelecida pelo Ministério da Saúde. A campanha de vacinação contra a paralisia infantil só termina no dia 31 deste mês (agosto).

Na Campanha Nacional de Multivacinação, que também prossegue até 31 de agosto, 56.708 crianças de 0 a 5 anos incompletos foram levadas aos postos de vacinação dos municípios para atualizar a caderneta de saúde da criança. Desse total, 31.294 foram vacinadas e receberam 47.569 doses das vacinas oferecidas – pentavalente, pneumocócica 10 valente, meningocócica conjugada C, tríplice viral, tetraviral, DTP, hepatite B e rotavírus. As vacinas protegem contra doenças como sarampo, rubéola, caxumba, catapora, difteria, tétano, coqueluche, meningite, entre outras. O objetivo da campanha é atualizar o esquema vacinal das crianças para melhorar a cobertura vacinal da população. Todas as vacinas do calendário nacional de vacinação da criança estão disponíveis nos postos de saúde.

Há 26 anos nenhum caso de paralisia infantil é registrado no Brasil, mas para manter a doença cada vez mais longe das crianças, a campanha de vacinação ocorre todos os anos. Existe o risco da doença porque ainda há alguns países com registro de casos, onde a paralisia infantil é considerada endêmica, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). Este ano, até o dia 16 de junho, foram registrados 28 casos da doença, sendo 25 no Paquistão e três no Afeganistão.

Assessoria de Comunicação da Sesa
Selma Oliveira / Marcus Sá /  (   selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5221 / 3101.5220)
Twitter: @SaudeCeara
www.facebook.com/SaudeCeara