Começa nesta quinta, 18, pesquisa que avalia como o Ceará eliminou sarampo

17 de fevereiro de 2016 - 15:31

Nesta quinta-feira, 18, o Ceará recebe a equipe do Ministério da Saúde para dar início à aplicação do inquérito de avaliação da situação vacinal em Fortaleza, Caucaia e municípios que durante a epidemia de sarampo, entre dezembro de 2013 e julho de 2015, tiveram o maior número de casos confirmados. Das 8h30 às 12h30, será realizado o treinamento da equipe formada por 20 pesquisadores, na Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/Ce). A partir das 14 horas, os pesquisadores iniciarão a aplicação do inquérito vacinal, que tem o apoio da OPAS. “A expectativa é de que a pesquisa aconteça em um prazo de 30 dias. A aplicação do questionário ocorrerá de domingo a domingo. Quando concluídas, daremos início à análise dos dados. No máximo, em três meses será concluído o inquérito”, Ana Vilma Braga, coordenadora de Imunizações do Estado.

Em setembro de 2015, a eliminação do sarampo no Ceará foi anunciada pelo Ministério da Saúde, resultado de um trabalho de reforço de diferentes ações e estratégias, entre elas a vacinação casa a casa até durante os finais de semana. O inquérito investigará a situação vacinal de 1.890 pessoas residentes em dez bairros de Fortaleza e três bairros de Caucaia, incluindo crianças nascidas entre janeiro e dezembro de 2013 e a população na faixa etária de 5 a 29 anos.

O levantamento epidemiológico domiciliar consta de nove inquéritos, seis deles em Fortaleza e três em Caucaia, com amostras dos residentes nas faixas etárias de 18 a 30 meses de idade, 5 a 9 anos, 10 a 19 anos e de 20 a 29 anos. Serão analisadas as coberturas vacinais de todas as vacinas previstas para serem aplicadas até os 18 meses de idade pelo calendário oficial do Programa Nacional de Imunização (PNI) e da vacina contra o sarampo nos residentes de 5 a 29 anos. Pela metodologia de inquéritos proposta pela Organização Mundial de Saúde (OMS), cada inquérito é composto de 30 conglomerados, com sete residentes cada um.

Em Fortaleza, o inquérito percorrerá os bairros de Antônio Bezerra, Barra do Ceará, Centro, Mucuripe, Conjunto Ceará, Mondubim, José Walter, Parangaba, Messejana e Cidade dos Funcionários. Em Caucaia, a pesquisa inclui a sede do município, Jurema e Mirambé. O inquérito identificará a cobertura vacinal real das crianças de 12 a 18 meses de idade, o acesso dessas crianças ao PNI e a adesão à vacinação, analisar o cumprimento do calendário proposto levando em conta as idades preconizadas e os intervalos corretos entre as doses e a cobertura vacinal real contra sarampo na faixa etária de 5 a 29 anos.

 

Assessoria de Comunicação da Sesa
Selma Oliveira / Marcus Sá / Helga Rackel ( selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5221 / 3101.5220)
Twitter: @SaudeCeara
www.facebook.com/SaudeCeara