Sesa atualiza dados das doenças de notificação compulsória

22 de fevereiro de 2016 - 21:30

Gestores e profissionais de saúde, órgãos de governo, organizações não-governamentais, veículos de comunicação e a sociedade em geral passam a contar com um novo instrumento de informação sobre a situação da saúde da população do Ceará. A Secretaria da Saúde do Estado inicia a publicação da Atualização Semanal das Doenças de Notificação Compulsória. Com o objetivo de ampliar o acesso à informação sobre as doenças de notificação compulsória e o comportamento das principais doenças endêmicas com qualidade e oportunidade, a publicação vai subsidiar as tomadas de decisão pelos gestores da saúde em todo o Estado a fim de melhorar a condição de saúde da população.

A publicação será atualizada às terças-feiras com os números absolutos, cumulativamente com o passar das semanas, a partir das informações prestadas pelos municípios para o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN). Esse sistema é alimentado, principalmente, pela notificação e investigação de casos de doenças e agravos que constam da lista nacional de doenças de notificação compulsória, mas é facultado a estados e municípios incluir outros problemas de saúde importantes em sua região, como as doenças diarreicas agudas (DDA) no Ceará. O SINAN tem como objetivo coletar, transmitir e disseminar dados gerados rotineiramente pelo Sistema de Vigilância Epidemiológica das três esferas de governo, através de uma rede informatizada, para apoiar o processo de investigação e dar subsídios à análise das informações de vigilância epidemiológica das doenças de notificação compulsória.

As doenças de notificação compulsória são assim designadas por constarem da Lista de Doenças e Agravos de Notificação Compulsória  (DNC), em âmbito mundial, nacional, estadual e municipal. São doenças cuja gravidade, magnitude, transcendência, capacidade de disseminação do agente causador e potencial de causar surtos e epidemias exigem medidas eficazes para a sua prevenção e controle. A Atualização Semanal das Doenças de Notificação Compulsória apresenta os dados atualizados, embora preliminares e sujeitos a revisão, sobre 22 doenças e agravos de importância epidemiológica para o Ceará.

VER TABELA

Assessoria de Comunicação da Sesa
Selma Oliveira / Marcus Sá / Helga Rackel ( selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5221 / 3101.5220)
Twitter: @SaudeCeara
www.facebook.com/SaudeCeara