Primeira-dama lança projeto de atendimento a crianças com microcefalia

11 de março de 2016 - 22:26

A primeira-dama do Estado e idealizadora do Programa Mais Infância Ceará, Onélia Maria Leite de Santana, e o secretário da Saúde do Estado, Henrique Javi, lançam nesta segunda-feira (14) o Projeto de Capacitação das Equipes Multiprofissionais para Ações de Intervenção Precoce nas Policlínicas do Estado do Ceará. O evento ocorrerá no auditório da Secretaria da Saúde, a partir das 8h30. Com o projeto, as 19 policlínicas regionais, do Governo do Estado, vão garantir assistência a crianças com distúrbios do desenvolvimento neurotransmissor, como os provocados pela microcefalia.

O projeto foi articulado pela primeira-dama e a Secretaria da Saúde junto ao Núcleo de Tratamento e Estimulação Precoce (Nutep), instituição filantrópica que presta assistência a crianças com distúrbios do desenvolvimento neuropsicomotor.

Todas as policlínicas regionais terão seus Centros de Intervenção Precoce, com equipe de cinco profissionais de fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudiologia, psicologia, enfermagem ou assistência social, para o tratamento e reabilitação das crianças atendidas. A primeira capacitação será a partir da próxima segunda-feira (14) até sábado (19), e treinará, já no primeiro momento, equipes de dez policlínicas regionais – Caucaia, Baturité, Pacajus, Russas, Limoeiro do Norte, Barbalha, Sobral, Crateús, Camocim e Tianguá.

A capacitação dos profissionais das policlínicas regionais para o atendimento a crianças com microcefalia é mais uma ação do pilar Tempo de Crescer do Programa Mais Infância Ceará, que compreende o desenvolvimento infantil a partir de uma rede de fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, com serviços e formações, que contemplem profissionais, pais e cuidadores.  O programa contempla três pilares. Além do pilar Tempo de Crescer, há o pilar Tempo de Brincar e o Tempo de Aprender.

Treinamento

O Núcleo de Tratamento e Estimulação Precoce (Nutep) é a instituição responsável pelo treinamento. Além de prestar assistência permanente a cerca de 750 crianças pelo SUS, essa unidade do complexo hospitalar da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC) atua na área de ensino, pesquisa e extensão e é campo de atividades acadêmicas para os cursos de graduação, pós-graduação e residência multiprofissional na área da saúde. Para a capacitação das equipes das 19 policlínicas regionais, a Secretaria da Saúde do Estado firmou convênio com o Nutep, no valor de R$ 1.157.404,28, com previsão de treinamento de 95 profissionais.

O convênio prevê a realização de três capacitações para contemplar as 19 policlínicas. Cada capacitação consta de treinamento teórico de 40 horas/aula, treinamento prático de 60 horas, sendo 30 horas no Nutep e 30 horas nas próprias policlínicas, e etapa de acompanhamento e avaliação, em que o Nutep realizará supervisões periódicas, prestará consultoria técnica às equipes multidisciplinares, e dará apoio ao processo de coleta, consolidação, produção e análise de indicadores. O convênio tem duração de 12 meses, de março de 2016 a fevereiro de 2017.

Microcefalia

A microcefalia é uma malformação congênita, em que o cérebro não se desenvolve de maneira adequada. Neste caso, os bebês nascem com perímetro cefálico (PC) menores. O menino, igual ou inferior a 31,9, e a menina, inferior ou igual a 31,5 centímetros. Pode ser causada por efeito de uma série de fatores de diferentes origens, como as substâncias químicas e agentes biológicos (infecciosos), como bactérias, vírus e radiação.

O tipo e o nível de gravidade da sequela variam caso a caso. Tratamentos realizados desde os primeiros anos melhoram o desenvolvimento e a qualidade de vida. O Ceará tem 41 casos confirmados de microcefalia de outubro de 2015 a 7 de março, conforme boletim epidemiológico da Secretaria da Saúde do Estado. Outros 252 casos estão em investigação. Há um caso confirmado de microcefalia relacionado a zika, que é o do óbito de uma criança no município de Tejuçuoca.

SERVIÇO

Lançamento do Projeto de Capacitação das Equipes Multiprofissionais para Ações de Intervenção Precoce nas Policlínicas

Local: Secretaria da Saúde: avenida Almirante Barroso, 600, Praia de Iracema.

Data: 14/03/2016 (segunda-feira)

Hora: 8h30

11.03.2016

Selma Oliveira / Marcus Sá / Helga Rackel ( selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5221 / 3101.5220)