Hospital São José faz 46 anos com nova emergência e mais serviços

29 de março de 2016 - 20:12

Com emergência e laboratório ampliados e reformados e ainda com novo serviço de tomografia computadorizada, o Hospital São José completa nesta quinta-feira, 31 de março, 46 anos de assistência à saúde da população. O HSJ, da rede pública do Governo do Estado, é referência no tratamento de pacientes com doenças infecciosas. Entre elas, dengue, raiva humana, tétano, difteria, coqueluche, febre tifóide, meningite, tuberculose, hepatites virais. Só na emergência são atendidos, por mês, cinco mil pacientes.

O funcionário público João Pedro da Silva ficou internado no Hospital São José em 2015 para tratamento de pneumonia. Atualmente, continua sendo acompanhado no ambulatório do HSJ. “Cheguei aqui numa situação muito difícil. Além do tratamento que recebi quando fiquei internado, foi muito importante a orientação para eu continuar sendo tratado aqui. Vou ficar 100% graças ao Hospital São José”, diz o paciente.

Atualmente, mais de cinco mil pacientes são acompanhados por mês no ambulatório do Hospital São José com atendimento previamente agendado, distribuição de medicamentos e realização de exames. O hospital tem120 leitos de enfermaria nas cinco unidades de internamento. Hà uma unidade de internamento exclusivamente para crianças.

alt

Ensino e pesquisa

O Hospital São José se destaca também como unidade de ensino e pesquisa, formando médicos infectologistas de várias instituições de ensino da medicina do Ceará, de outros estados brasileiros e até de outros países. Além de médicos, há mais de dois anos o HSJ recebe profissionais para residências em diversas áreas, como fisioterapia, nutrição, farmácia, psicologia, enfermagem e serviço social. São profissionais da Residência Integrada de Saúde (RIS), um projeto da Secretaria daSaúde do Estado que garante ampliação da educação permanente multiprofissional.

Antônio Carlos Policarpo Carmo, formado em farmácia há três anos e residente fala do interesse que começou ainda na faculdade. “Pra mim, quem clinicava era médico. Fui me familiarizando nas unidades, me aproximando dos profissionais, observando os procedimentos, fluxos. Estou vendo que é possível desenvolver farmacologia clinica”, ressalta o farmacêutico.

alt

No HSJ está um dos mais modernos Centros de Estudos do Norte e Nordeste, reconhecido pelo Ministério da Educação. Nos últimos três anos a unidade começou a fazer parte da Rede Rute, a Rede Universitária de Telemedicina, uma iniciativado Ministério da Ciência e Tecnologia que garante mais aperfeiçoamento aos serviços médicos já oferecidos e a troca de experiências com hospitais de várias regiões do Brasil e do exterior.

Programação dos 46 anos Hospital São José

30 de março, quarta-feira

8h – Alvorada no pátio do Hospital São José, Rua Nestor Barbosa, 315, Parquelândia.

9h – Café compartilhado – Hospital São José

9h – Missa – Auditório do HSJ

Assessoria de Comunicação do Hospital São José
Franciane Amaral
(85) 3101-2371/ 9 8961.3880