Segurança do paciente no foco de simpósio no São José

4 de maio de 2016 - 18:17

No próximo dia 11 de maio, médicos, farmacêuticos, enfermeiros, fisioterapeutas, assistentes sociais, acadêmicos e gestores da área de saúde se reúnem no II Simpósio de Segurança do Paciente do Hospital São José para debate e busca ativa de caminhos para a execução de práticas seguras no cuidado do paciente. O atendimento humanizado e de excelência, uma das missões do Hospital São José, só é possível com ações que promovam a segurança dos pacientes.

O simpósio ocorrerá no auditório do hospital, a partir das 8 horas da quarta-feira, 11.  Entre as temáticas abordadas no simpósio, estão higienização das mãos e os protocolos de prevenção de quedas e de prevenção de úlceras por pressão. Além de profissionais de diversas áreas do São José, especialistas em segurança do paciente do Hospital do Coração de São Paulo também participarão do evento.

O Hospital São José, unidade da Secretaria de Saúde do Estado e referência no tratamento de doenças infecciosas, intensifica as práticas de segurança do paciente.
O Núcleo de Segurança do Paciente do HSJ trabalha para garantir a execução das estratégias recomendadas nos protocolos do Ministério da Saúde: identificação do paciente, prevenção de úlcera por pressão, segurança na prescrição, uso e administração de medicamentos, cirurgia segura, prática de higiene das mãos em serviços de saúde e prevenção de quedas.

 

Os médicos, enfermeiros, assistentes sociais e fisioterapeutas que formam o núcleo de segurança do HSJ fazem diariamente a avaliação de risco em todo o hospital, desde a admissão até a saída do paciente. Busca ativa fundamental para a prevenção de eventos adversos durante o atendimento. “A segurança do paciente deve ser prioridade constante e é um trabalho de todos os setores”, reforça a coordenadora do Núcleo de Segurança do Paciente do Hospital São José, Liduína Rocha Feitosa.

 

Programação

 

A primeira palestra será sobre a importância da higienização das mãos na prevenção e controle de infecções hospitalares. Em seguida, o grupo vai tirar dúvidas sobre a temática. A segunda discussão é sobre o protocolo de prevenção de quedas, seguida de discussão em grupo. No encerramento, avaliação do evento e encaminhamentos de práticas.

 

Data: 11 de maio de 2016

8h – Credenciamento

8h30min – coffee break

9h – Abertura
Marly Bezerra de Castro Siqueira – Diretora técnica do Hospital São José

9h30min – Palestra “Protocolo para a prática de higienização das mãos.”
Palestrante: Adriana Félix – Enfermeira, especialista em CCIH – Hcor/SP

10h30min – Palestra “Protocolo de prevenção de quedas”
Palestrante: Cristiana Prandini – Enfermeira, especialista do Ligress/Hcor e membro do
Grupo de Gerenciamento de Riscos do Hcor/SP

11h30min – Avaliação do evento

12h – Encerramento

Mais e informações e inscrições: (85) 3101. 6558

Assessoria de Comunicação do Hospital São José
Franciane Amaral
(85) 3101-2371/ 9 8961.3880