Infectologista orienta sobre manejo clínico de pacientes com chikungunya

30 de maio de 2016 - 21:17

Com o objetivo de reforçar as orientações junto aos médicos dos 184 municípios sobre o atendimento aos pacientes com chikungunya, doença transmitida pelo mosquito aedes aegypti, a Secretaria da Saúde do Estado promove nesta terça-feira, 31 de maio, às 15 horas, web conferência com a participação de uma especialista. É a infectologista Tânia Mara Silva Coelho, diretora do Hospital São José, da rede pública do Governo do Estado referência no tratamento de doenças infecciosas. A chikungunya é uma doença infecciosa.

A transmissão da palestra será feita através do telessaúde, que permite a preparação e atualização de profissionais à distância, com uso de tecnologias de informação e comunicação. Pela web conferência, por meio de som e imagens, Tânia Mara Silva Coelho se comunicará com os médicos e também gestores de saúde dos municípios de diferentes regiões do estado. Além da exposição da palestrante, haverá interação entre os participantes por meio de perguntas e respostas. Para acessar a web conferência é só http://webconf2.rnp.br/rutehuwcufc

O primeiro caso de febre chikungunya de forma autóctone, com transmissão dentro do Estado, ocorreu em novembro do ano passado. Este ano, segundo o último boletim epidemiológico, elaborado e divulgado pela Secretaria da Saúde do Estado no último dia 20, há 915 casos confirmados e 2.599 estão sendo investigados.
Ainda conforma o boletim da Sesa, é definido como caso suspeito de chikungunya o paciente com febre de início súbito maior que 38,5ºC e artralgia ( dores nas articulações) ou com artrite intensa de início agudo, não explicado por outras condições, sendo residente ou tendo visitado áreas endêmicas ou epidêmicas até duas semanas antes do aparecimento dos sintomas ou que tenha vínculo epidemiológico confirmado.

Mais informações com o Núcleo de Telessaúde do Ceará: (85) 3219-5873 / telessaude.nuapce@gmail.com

Assessoria de Comunicação da Sesa
Selma Oliveira / Marcus Sá / Helga Rackel ( selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5221 / 3101.5220)
Twitter: @SaudeCeara
www.facebook.com/SaudeCeara