Hospital São José conclui primeira turma da Residência Integrada em Saúde

12 de julho de 2016 - 17:24

Dois anos de estudos, experiências e muita aprendizagem. A primeira turma da Residência Integrada em Saúde (RIS) do Hospital São José tem 14 profissionais das áreas de psicologia, nutrição, serviço social, enfermagem, fisioterapia e farmácia. A solenidade de conclusão acontece nesta quinta-feira, 14, às 18h, no auditório Dom Antônio de Almeida Lustosa, no Hospital São José, Rua Nestor Barbosa, 315, Parquelândia. Serão homenageados os concludentes, os 29 preceptores e todos os profissionais envolvidos nessa trajetória de qualificação profissional.

De acordo com a coordenadora da RIS do Hospital São José, Eliana Lavor, os 14 residentes foram inseridos no contexto hospitalar e atuaram em todos os serviços do hospital, nas seis unidades de internamento e na UTI. Os profissionais também cumpriram jornadas na Casa do Sol Nascente, no Programa de Assistência Domiciliar e no Núcleo de Segurança do Paciente.

Além disso, nesses dois anos, os residentes criaram e implantaram no HSJ, que é o hospital da rede pública do Governo do Estado referência no tratamento de doenças infecciosas, vários projetos voltados para a educação e assistência em saúde, como os projetos de orientação e prevenção de DST´s,  Aids, H1N1, arboviroses e outras doenças infecciosas. Os profissionais também conduziram junto com os médicos, as campanhas de combate às hepatites virais, o Dia Mundial de Luta contra a Aids e projetos de educação permanente em enfermagem, nutrição e estomaterapia. A turma ainda fortaleceu com inovações temáticas o Grupo de Adesão à Vida com pessoas vivendo com HIV/Aids e a sistemática de orientações sobre antirretrovirais.

História da RIS

A Residência Integrada em Saúde foi implantada no Ceará em 2013. É um projeto da Secretaria da Saúde do Estado que, por meio da Escola de Saúde Pública do Ceará, garante ampliação da educação permanente multiprofissional no Ceará. Os residentes ingressam por meio de um processo seletivo conduzido pela ESP/Ce e as respectivas unidades onde atuarão. Cada turma da RIS atua durante dois anos nas unidades de saúde. Como unidade de ensino em saúde, o Hospital São José está inserido no processo de formação profissional. A segunda turma da RIS do HSJ já presta serviços e troca experiências, desde o começo do ano na unidade referência em doenças infecciosas.

Solenidade de conclusão da Turma I Residência Integrada em Saúde do Hospital São José
Data:
Quinta-feira, 14 de julho.
Local: Auditório Dom Antônio Almeida Lustosa – Hospital São José, Rua Nestor Barbosa, 315, Parquelândia, Fortaleza, Ceará.

Assessoria de Comunicação do Hospital São José
Franciane Amaral