Comitê internacional verifica eliminação do sarampo

19 de julho de 2016 - 20:09

A presidente do Comitê Internacional de Especialistas de Avaliação e Documentação da Sustentabilidade do Sarampo nas Américas (CIE), Merceline Dalh-Regis, inicia nesta quarta-feira, 20 de julho, em Fortaleza, encontros com autoridades locais e nacionais da saúde organizados pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS) para avaliar a situação do sarampo e da rubéola no Brasil. Os participantes dos encontros discutirão a evidência mais recente sobre a interrupção da epidemia de sarampo no Brasil, após um ano do último caso endêmico relatado no Ceará, e a sustentabilidade da interrupção da circulação autóctone do sarampo no Estado.

A Reunião para Verificação da Eliminação do Sarampo no Estado do Ceará tem início às 9 horas desta quarta-feira, no hotel Plaza Praia Suítes, Rua Barão de Aracati, 94, Praia de Iracema, com a presença do secretário da Saúde do Estado, Henrique Javi. Depois da apresentação da situação da vigilância e controle do sarampo no Ceará pelo coordenador de Promoção e Proteção à Saúde da Secretaria da Saúde do Estado, Márcio Garcia, o Ministério da Saúde apresentará posicionamento sobre a interrupção da circulação do vírus do sarampo no Estado, seguido de debate entre os participantes.

Além dos integrantes da comitiva da CIE, que ainda inclui o chefe da Unidade de Imunizações da OPAS-WDC, Cuauhtemoc Ruiz Matus, e as consultoras regionais da OPAS para o sarampo em Washington, Desiree Pastor e Pamela Bravo, participam da reunião a presidente do Comitê Nacional de Eliminação do Sarampo e Rubéola (CNE), Rosane Will, a coordenadora-geral do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde (CGPNI/MS), Carla Domingues, o coordenador-geral de Doenças Transmissíveis (CGDT/MS), Sérgio Nishioka, e a representante da Unidade de Família, Gênero e Curso de Vida da área de imunopreveníveis da OPAS, Samia Samad, que participaram e colaboraram para a interrupção da epidemia de sarampo no Ceará.

Na quinta-feira, 21 de julho, a comitiva será recebida às 9 horas para reunião na sede da OPAS, em Brasília, pelo representante no Brasil, Joaquin Molina. O Secretário-Executivo do Ministério da Saúde, Antonio Carlos Figueiredo Nardi, apresentará o painel Considerações sobre as ações de sustentabilidade da eliminação do sarampo – compromisso do Ministério da Saúde. Em seguida, Sergio Nishioka falará sobre a situação da vigilância do sarampo no Brasil – cumprimento das recomendações do CIE, Carla Domingues abordará o papel da imunização na sustentabilidade da eliminação do sarampo e Rosane Will traçará as perspectivas da Comissão Nacional sobre as ações para a sustentabilidade da eliminação do sarampo.

Após avaliar as evidências da sustentabilidade da interrupção da circulação do vírus do sarampo no Brasil, o Comitê Internacional de Especialistas terá subsídios para declarar a eliminação da doença no país e nas Américas durante reunião internacional em Washington. Na oportunidade, representantes dos países avaliarão os informes atualizados sobre a eliminação do sarampo na Região.

Assessoria de Comunicação da Sesa
Selma Oliveira / Marcus Sá / Helga Rackel ( selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5221 / 3101.5220)
Twitter: @SaudeCeara
www.facebook.com/SaudeCeara