Ceará é exemplo para o mundo de eliminação do sarampo

20 de julho de 2016 - 20:19

Em reunião com o governador Camilo Santana no início da tarde desta quarta-feira, 20 de julho, a presidente do Comitê Internacional de Especialistas de Avaliação e Documentação da Sustentabilidade do Sarampo nas Américas (CIE), Merceline Dalh-Regis, informou que a região poderá ser declarada livre do sarampo, “graças ao trabalho para eliminação da doença realizado pelo Brasil, especialmente o Ceará”. No mesmo encontro, de que também participou o secretário da Saúde do Estado, Henrique Javi, o chefe da Unidade de Imunizações da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), em Washinton (EUA), Cuauhtemoc Ruiz Matus, previu que o Ceará servirá de exemplo para outras regiões do mundo na tarefa de eliminação do sarampo. Ele manifestou o reconhecimento da OPAS e fez agradecimento especial às equipes da saúde do Estado e dos municípios cearenses, “que deram vida, alma e paixão” para a interrupção da circulação da doença.

alt

Foto: Ascom/Sesa

O Ceará completou no dia 6 de julho 12 meses sem registro de casos de sarampo, após uma epidemia iniciada em dezembro de 2013 e que durou 20 meses, com 1.052 casos confirmados em 38 municípios, até julho de 2015. Em maio do ano passado, Camilo Santana convocou os municípios atingidos e lançou o desafio de aumentar a cobertura vacinal para o controle da epidemia, gesto fundamental para a eliminação da doença no Estado, na avaliação da coordenadora-geral do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde (CGPNI/MS), Carla Domingues. “Tecnicamente, a gente sabia o que fazer, mas precisávamos desse apoio político”, disse ela no encontro com o governador. Camilo Santana agradeceu o apoio da OPAS e do Ministério da Saúde, que ajudaram o Ceará a enfrentar o desafio de vencer a epidemia e eliminar a circulação do sarampo. “Isso é fruto de trabalho em equipe”, avaliou Camilo ao reconhecer que “o Brasil tem papel de liderança nas Américas e papel fundamental na eliminação do sarampo”.

alt

O encontro com o governador Camilo Santana no Palácio da Abolição encerrou um dia de trabalho organizado pela OPAS, que trouxe a Fortaleza a presidente do Comitê Internacional de Especialistas de Avaliação e Documentação da Sustentabilidade do Sarampo nas Américas (CIE) para reunião com autoridades locais e nacionais da saúde, a fim de avaliar a situação do sarampo e da rubéola no Brasil. Pela manhã, no Hotel Plaza Praia Suítes, o coordenador de Promoção e Proteção à Saúde da Secretaria da Saúde do Estado, Márcio Garcia, apresentou um histórico do trabalho de controle da epidemia de sarampo no Ceará e da vigilância das doenças exantemáticas após a epidemia.

alt

Ele demonstrou que o Ceará já atingiu, em 2016, as metas de oito dos nove indicadores de vigilância que dão sustentabilidade à interrupção da circulação autóctone do sarampo no Estado. Entre os desafios e recomendações, ele elencou a identificação das pessoas e grupos susceptíveis, o desenvolvimento de uma matriz de riscos baseada nas experiência dos EUA e do Chile, sensibilizar as equipes de saúde dos municípios para garantir detecção precoce e rápida resposta a novos casos de sarampo, e avançar na implantação do prontuário eletrônico para o registro nominal da vacinação, como já ocorre em Fortaleza.

Na reunião, Carla Domingues admitiu que o Ministério da Saúde não tem dúvida de que o Brasil conseguiu lograr êxito na eliminação do sarampo e em demonstrar a sustentabilidade da interrupção da cadeia de transmissão. “Vi que vocês construíram o alicerce para a sustentabilidade”, avaliou Merceline Dalh-Regis ao final da reunião da manhã. “Para garantir isso, vocês têm que estar um passo à frente do vírus, um passo à frente do sarampo”, aconselhou depois de rassaltar que “o vírus não tem passaporte, não precisa de visto”. Essa mesma preocupação foi manifestada por ele ao governador Camilo Santana. “O sarampo estará sempre vindo porque o resto do mundo não faz o mesmo que as Américas”.

A comitiva seguiu ainda na quarta-feira para Brasília, onde será recebida às 9 horas de quinta-feira, 21, na sede da OPAS, pelo representante no Brasil, Joaquin Molina. A reunião em Brasília terá a participação do Secretário-Executivo do Ministério da Saúde, Antonio Carlos Figueiredo Nardi. Após avaliar as evidências da sustentabilidade da interrupção da circulação do vírus do sarampo no Brasil, o Comitê Internacional de Especialistas terá subsídios para declarar a eliminação da doença no país e nas Américas durante reunião internacional em Washington, no mês de agosto. Na oportunidade, representantes dos países avaliarão os informes atualizados sobre a eliminação do sarampo na Região.

Fotos: Carlos Gibaja / Governo do Ceará

Assessoria de Comunicação da Sesa
Selma Oliveira / Marcus Sá / Helga Rackel ( selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5221 / 3101.5220)
Twitter: @SaudeCeara
www.facebook.com/SaudeCeara