Interrupção do sarampo no Brasil tem reconhecimento internacional

22 de julho de 2016 - 12:54

Merceline Dahl-Regis, presiodente do Comitê Internmacional de Especialistas para o Sarampo (5º da esq. a dir.), ladeada por Ana Vilma Leite e Danielle Queiroz, supervisoras da Coprom/ Sesa. Fotos: Ascom/Sesa

O Brasil conseguiu encerrar a transmissão do sarampo endêmico no País. A notícia foi confirmada durante visita ao Brasil da presidente do Comitê Internacional de Especialistas para o Sarampo (CIE), Merceline Dahl-Regis. O evento que ocorreu na Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), em Brasília, reuniu autoridades nacionais de saúde, imunização e vigilância epidemiológica do Ministério da Saúde e da Secretaria de Saúde do Ceará. A cerimônia foi aberta pelo secretário Executivo do Ministério da Saúde, Antonio Carlos Nardi, pelo representante da Opas no Brasil, Joaquín Molina, e pelo  chefe da Unidade de Imunizações da CIE, Cuauhtemoc Ruiz Matus, além de Merceline.

alt
Merceline Dahl-Regis. Foto: Assessoria de Imprensa do Ministério da Saúde

A reunião visou avaliar a situação do sarampo no País, além de discutir e comprovar as evidências sobre a interrupção do surto de sarampo no Brasil, após o último caso relatado no Ceará, em julho de 2015. O encontro discutiu também a atual situação da rubéola no Brasil e os progressos realizados no sentido de garantir a sustentabilidade da interrupção do vírus no sarampo.

O secretário Antonio Nardi ao abrir o evento falou sobre a sustentabilidade da eliminação do sarampo no Brasil devido ao último caso endêmico ocorrido no Ceará, há um ano. Nardi reforçou ainda o compromisso do Ministério e todos os esforços postos para o encerramento da transmissão da doença. “O Ministério da Saúde, junto com a Secretaria Estadual e Municipal de Saúde buscaram sempre agir de forma oportuna para enfrentar e garantir a interrupção da cadeia de transmissão do sarampo, certificando assim, a eficiência do trabalho integrado feito pelo monitoramento e a vigilância dentro do Sistema Único de Saúde do Brasil”, explicou o secretário Executivo, Antonio Nardi.

Ao anunciar a interrupção do vírus no sarampo no País, Merceline Dahl-Regis elogiou o trabalho integrado e bem feito do Ministério da Saúde e da SES do Ceará, parabenizando todo o processo de bloqueio que foi realizado durante a situação.

Durante a reunião, a coordenadora do Programa Nacional de Imunizações (PNI), Carla Domingues falou sobre os avanços e o papel da imunização na sustentabilidade da eliminação da doença e dos desafios que ainda precisam ser superados. Na ocasião, houve apresentação do coordenador geral de Doenças Transmissíveis (CGDT/SVS/MS), Sérgio Nishioka, e da representante da Comissão Nacional para eliminação do sarampo, Rosane Will.

A expectativa agora é que até o final de 2016 o Brasil receba o certificado de eliminação do sarampo pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Assessoria de Imprensa do Ministério da Saúde