Webpalestra prepara profissionais de saúde para multivacinação

13 de setembro de 2016 - 14:45

A Secretaria da Saúde do Estado conclui nesta quarta-feira, 14 de setembro, a preparação para a Campanha Nacional de Multivacinação 2016 no Ceará, com a realização de web palestra com a coordenadora estadual de imunizações, Ana Vilma Leite Braga, a partir das 14 horas, dirigida a todos os profissionais de saúde. Na segunda-feira, dia 12, foram concluídas as oficinas macrorregionais para capacitação dos coordenadores de imunizações das 184 secretarias municipais de saúde e das 22 Coordenadorias Regionais de Saúde (CRES). No período de 19 a 30 de setembro, com dia de divulgação e mobilização nacional em 24 de setembro, a campanha atualizará a situação vacinal da população menor de cinco anos de idade, as crianças de nove anos e adolescentes de 10 a menores de 15 anos de idade.

A transmissão da palestra será feita através do telessaúde, que permite a preparação e atualização de profissionais à distância, com uso de tecnologias de informação e comunicação. Pela webconferência, por meio de som e imagens, a coordenadora estadual de imunizações falará diretamente com os profissionais de saúde dos municípios das diferentes regiões do estado. Além da exposição da palestrante, haverá interação entre os participantes por meio de perguntas e respostas. Para participar da webconferência, basta acessar o link http://webconf2.rnp.br/rutehuwcufc.

A estratégia da Campanha Nacional de Multivacinação 2016 busca resgatar a população não vacinada ou com esquemas de vacinação incompletos, tanto na infância como na adolescência, visando melhorar as coberturas vacinais e assim manter controladas, eliminadas ou erradicadas as doenças imunopreveníveis no Brasil. Estarão disponíveis durante a campanha, as vacinas da rotina previstas no Calendário Nacional de Vacinação. A vacinação será de forma seletiva para a população-alvo e, por isso, não há meta a ser alcançada.

O Calendário Nacional de Vacinação dispõe de 14 vacinas para as crianças e cinco para os adolescentes. Durante a campanha, é fundamental que toda a população nas faixas etárias estabelecidas compareçam aos serviços de saúde, levando a caderneta de vacinação, para que os profissionais de saúde possam avaliar se há alguma vacina que ainda não foi administrada ou se há doses que necessitam ser aplicadas para completar o esquema vacinal de cada vacina.

Em 2015, no Ceará, 401.959 crianças de 0 a 5 anos incompletos foram levadas aos postos de vacinação dos 184 municípios para atualizar a caderneta de saúde da criança. Desse total, 238.998 foram vacinadas e receberam 187.924 doses das vacinas oferecidas. Este ano a campanha incorpora as crianças de nove anos e os adolescentes de 10 a menores de 15 anos de idade.

Mais informações com o Núcleo de Telessaúde do Ceará: (85) 3219-5873 / telessaude.nuapce@gmail.com

Marcus Sá/ Helga Rackel
(85) 3101.5221/ 3101.5220