Hospital São José conscientiza sobre importância da higienização das mãos

4 de maio de 2017 - 20:06

Em comemoração ao Dia Mundial de Higienização das Mãos, 5 de maio, e ao Dia Nacional de Controle das Infecções Relacionadas a Assistência à Saúde, 15 de maio, o Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) do Hospital São José, da rede de saúde do Governo do Ceará, promove sensibilização para a prevenção e controle dessas infecções.

Uma grande quantidade de organismos entra em contato com o nosso corpo pelas mãos, após tocar em superfícies que podem estar contaminadas (maçanetas de portas, caixas eletrônicos e barras dos transportes públicos) ou  com pessoas doentes. A via de transmissão de várias doenças poderia ser facilmente quebrada se todas as pessoas lavassem as mãos com uma maior frequência.

A higiene das mãos é a medida mais importante e reconhecida há muitos anos na prevenção e controle das infecções nos serviços de saúde. Por isso, deve ser uma rotina com garantia de adesão. A ação é simples e recomendada para os profissionais de saúde sempre antes e após ter contato com um paciente, antes de realizar procedimentos e após exposição a fluidos corporais. Essas medidas são essenciais para evitar que o paciente seja contaminado por micro-organismos provenientes de outras pessoas e também para proteger os profissionais da saúde de possíveis doenças.

De acordo com a coordenadora da Comissão de Controle de Infecções Hospitalares (CCIH) do HSJ, Evelyne Girão, a prevenção e o controle da infecção hospitalar passam pelas mãos de cada pessoa que lida com o paciente direta ou indiretamente.

Na próxima quinta-feira, dia 11 de Maio de 2017, acontece no Auditório do HSJ palestra sobre higienização das mãos, seguida de visita às unidades assistenciais, com treinamento prático sobre a técnica correta de higiene das mãos, distribuição de folhetos e brindes para enfatizar o assunto. “Nosso objetivo é aumentar a adesão dos profissionais e também divulgar a técnica correta de higienização das mãos, garantir o cuidado seguro e livre de riscos e reduzir infecções relacionadas a assistência à saúde”, ressalta a médica infectologista Evelyne Girão.

O SCIH tem, entre outras, a responsabilidade de notificar as infecções hospitalares, além de padronizar as ações de biossegurança e as normas e procedimentos seguros e adequados para a manutenção da saúde dos pacientes, dos profissionais e dos visitantes.

Como prevenir

O hábito de lavar as mãos previne e reduz infecções, promovendo a segurança de pacientes, dos profissionais e demais usuários dos serviços de saúde e de toda a população.

Por conta da importância desse simples procedimento foi instituído um dia para disseminação dessa conscientização pela Organização Mundial de Saúde, o dia 5 de maio.

Essa prática em termos sanitários populares tem ajudado a reduzir taxas parasitárias, de micoses superficiais, micoses profundas, infeções e diversas outras ocorrências.

Segundo o UNICEF e a OMS, é possível reduzir em até 40% a incidência de infecções, como a diarreia, com o simples ato de lavar as mãos.

Assessoria de Comunicação do Hospital São José
Franciane Amaral
(85) 3214-4605/ 98961.3880