Hospital São José discute boas práticas de assistência na Semana de Enfermagem 2017

10 de maio de 2017 - 18:48

Nos dias 11 e 12 de maio, profissionais de enfermagem do Hospital São José, unidade de saúde do Governo do Ceará, se reúnem em mais uma Semana de Enfermagem. O tema deste ano é “Boas práticas de enfermagem: construção de uma sociedade democrática”.

De acordo com a enfermeira Nancy Costa, gerente do setor de enfermagem do HSJ, a temática das boas práticas será de ampla discussão, principalmente com a abordagem do desafio cotidiano da assistência. Também serão discutidos temas como ventilação mecânica, administração segura de medicamentos, estomaterapia, saúde mental do trabalhador de assistência, Serão dois dias de palestras, oficinas, atividades lúdicas e apresentação de trabalhos científicos.

Em comemoração ao Dia Mundial de Higienização das Mãos, 5 de maio, e ao Dia Nacional de Controle das Infecções Relacionadas a Assistência à Saúde, 15 de maio, o Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) do Hospital São José vai promover, durante a Semana de Enfermagem, sensibilização para a prevenção e controle dessas infecções.

De acordo com a coordenadora da Comissão de Controle de Infecções Hospitalares (CCIH) do HSJ, Evelyne Girão, a prevenção e o controle da infecção hospitalar passam pelas mãos de cada pessoa que lida com o paciente direta ou indiretamente. Essa rotina de cuidados será reforçada em palestra sobre higienização das mãos, seguida de visita às unidades assistenciais, com treinamento prático sobre a técnica correta de higiene das mãos, distribuição de folhetos e brindes para enfatizar o assunto.

Semana de Enfermagem Hospital São José

Tema: Boas práticas de enfermagem: construção de uma sociedade democrática.

11 de maio – quinta-feira

8 h – Acolhimento dos participantes

8h30 -Abertura oficial

8h45 -Mesa Redonda: Boas Práticas de Enfermagem: desafio no cotidiano da assistência

Palestrantes: Enfermeiras Nancy Costa Oliveira, Luciana Vládia Fragoso, Valéria dos Santos Mesquita, Nara Virginia Costa Sales e Líduina Rocha.

10h30 – Prevenção de infecção : higienização das mãos.

Palestrante: Dra. Eveline Girão

12 h – Intervalo

14 h – Boas Práticas de Enfermagem na Ventilação Mecânica

Palestrantes: Enfermeira Elizabeth Melo Mesquita

15h30 – Apresentação de trabalhos científicos da UTI do HSJ

12 de maio – sexta-feira

09h -Boas Práticas de Enfermagem para Administração Segura de Medicamentos

Palestrantes: Enfermeira Nancy Costa

10h30 -Saúde mental do trabalhador: desafios para implantação do programa

14h – Atividade lúdica

14h15 – Estomaterapia : desafios na conduta terapêutica

Palestrante: Enfermeira Estomaterapeuta Suyanne Pinheiro

15h45 – O que é assédio moral no trabalho?

Palestrante: Advogado do Sindicato dos Enfermeiros João Vitor